Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A TEATRALIDADE COMO METODOLOGIA EDUCATIVA NA ABORDAGEM SOBRE EXPOSIÇÃO SOLAR NA VELHICE
Joyce Petrina Moura Santos, Akyson Zidane Merca Silva, Camila Menezes da Silva, Daiane de Souza Fernandes, Joyce Gama Souza, Lisandra Cristina Barbosa Gomes, Nathalia Souza Marques, Roberta Brelaz do Carmo

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Apresentação: A luz solar apresenta diversos comprimentos de ondas capazes de chegar à atmosfera terrestre, atingindo os indivíduos de forma benéfica ou maléfica. As radiações ultravioletas, as quais podem ser UVA ou UVB, e infravermelhas são exemplos de ondas que causam danos à saúde ao interagir e alterar as células da pele, especialmente no rosto e dorso das mãos. Essa interação entre tais raios solares e a pele promove a liberação de radicais livres que em curto prazo podem gerar o decréscimo de água no corpo, causando o ressecamento da pele, eritema, descamação e queimaduras de diversos graus, enquanto em longo prazo pode causar o envelhecimento extrínseco, dano aos melanócitos e câncer de pele do tipo melanoma ou não melanoma, sendo este último considerado como a neoplasia de maior incidência na população brasileira. Contudo, os raios provenientes do sol também são passíveis de benefícios aos seres humanos, posto que auxilia no fortalecimento de ossos mediante a produção de vitamina D e aumenta o nível de serotonina no organismo, sendo considerado um antidepressivo natural. Para apoderar-se desses benefícios, a exposição à radiação solar deve ocorre no início da manhã ou fim da tarde, pois no horário entre tais extremos há maior incidência de radiação ultravioleta e infravermelha. Por ser um país de clima predominantemente tropical, a população precisa se apoderar de tais informações, cabendo aos profissionais da saúde, em especial a enfermagem por ter a educação como processo de trabalho, realizar práticas educativas em saúde problematizadoras e sob a utilização de metodologias que facilitem o processo de ensino e aprendizado, sem desconsiderar o saber prévio dos indivíduos. A atividade educativa em questão visa utilizar o teatro como forma de empoderar idosos quanto aos riscos e benefícios dos raios solares, tema de grande pertinência em todos os períodos do ano, principalmente no verão. Desenvolvimento do trabalho: A experiência ocorreu durante o mês de Julho/2016 no auditório de uma Unidade Municipal de Saúde (UMS) localizada na periferia de Belém-PA com um grupo de idosos de um projeto de extensão intitulado “Idoso saudável”, o qual promove diversas atividades por meio de alunos de diversas áreas da saúde vinculados à universidade. Diante da necessidade crucial de se planejar as atividades de educação em saúde, o planejamento educativo contendo diagnóstico, plano de ação, execução e avaliação foi um instrumento que precedeu a atividade. Posto que, não houve participação dos educandos durante o ato de planejar, este é considerado como do tipo centralizado. Porém, foi levado em consideração a epidemiologia, a qual indica que as neoplasias de pele têm alto índice no país, e o período de férias, o qual coincide com o verão sem chuva na região, onde além das radiações solares se intensificarem, há uma maior exposição ao sol por parte dos indivíduos devido uma questão cultural. O plano de ação inferiu a utilização do teatro e a ludicidade por serem dinâmicos e capazes de agir no âmbito emocional e intelectual. A arte teatral lúdica em questão contou com um cenário confeccionado pelo grupo com vistas a representar a praia, além da participação de quatro personagens, a saber: o sol bom, que aparecia no sol nascente e retornava para o sol poente; o sol mau, que cobria a extensão da praia de 8 horas até às 17 horas; a madame; e a mulher bronzeada. O enredo teve seu início com a chegada do sol bom e a madame à praia, os quais eram amigos e iniciavam um debate sobre os benefícios que o sol em questão trazia à população, enfatizando na obtenção de ossos mais fortes por meio da síntese de vitamina D. Posteriormente, chegava o sol mau, seguido da mulher bronzeada, e com isso dava-se início a uma intensa discussão entre todos os personagens, cada qual defendendo o seu ponto de vista quanto a exposição prolongada aos raios solares. O clímax da peça acontece quando a mulher bronzeada desmaia por não usar protetor solar e ter adquirido uma insolação durante a busca de um bronzeamento, sendo este uma característica cultural do tempo de férias no Brasil. A peça encerra com todos os personagens amigos e cientes da contribuição e riscos à saúde provindos das radiações solares. Ao final, foi solicitado que os idosos dessem a sua avaliação quanto a metodologia utilizada e o assunto abordado, valorizando a concepção pedagógica humanista, a qual tem como preceito a valorização do ser humano, tendo o educador como facilitador do processo de ensino-aprendizado. Posteriormente, foi realizado o sorteio de um protetor solar, implicando na necessidade de uso do mesmo diariamente e em quantidade adequada para propiciar o bloqueio dos raios UVA e UVB. Resultados: A atividade contou com a presença de, em média, 20 idosos, sendo a maioria do sexo feminino. O teatro se mostrou uma metodologia eficaz para esse grupo, com exceção de uma senhora com baixa audição, pois por ser um grupo pequeno em um espaço limitado não foi feito o uso de equipamentos de som, tais como microfone e caixa amplificadora, e o grupo responsável pela peça só ficou ciente desde fato durante o sorteio. Daí provém a importância de se encorajar atividades de educação em saúde realizadas a luz de um planejamento participativo, visto que este proporciona a equipe conhecer o perfil do seu público alvo em diversos âmbitos. Contudo, durante a ação os idosos prestaram atenção nas falas e gestos dos personagens, se divertindo especialmente com a chegada do sol mau e a mulher bronzeada, pois esta estava com a pele excessivamente vermelha por conta da radiação provinda do mesmo, inclusive no rosto, o qual tinha marca do óculos de sol. A efetividade reflexiva da educação em saúde se fez presente quando, durante o período de avaliação da peça, um indivíduo explanou sobre a necessidade de cuidados com a exposição ao sol em todos os períodos do ano, especialmente por se tratar de uma região extremamente quente. Considerações finais: Com o envelhecimento, os indivíduos passam por diversas mudanças biopsicossociais que devem ser olhadas com maior cautela pelos profissionais da saúde. Diante deste contexto, infere-se que as práticas de educação em saúde são atemporais, devendo ser aplicadas a todas as faixas etárias, visando empoderar a população, concebendo-lhes maior autonomia nos seus cuidados de saúde. O poder transformador da educação em saúde se fez presente quando os idosos reconheceram a importância da realização do banho de sol pela manhã e o uso frequente protetor solar, alegando compartilhar as informações obtidas com seus amigos e familiares.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Enfermagem; Idoso.