Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A RELEVÂNCIA DA LIGA ACADÊMICA MULTIDISCIPLINAR DE POLÍTICAS EM SAÚDE, ENQUANTO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Rudilene Ramos Cavalcante da Silva, Cléo da Costa Araújo, Larissa Gomes Barata, Iva Natály Valente Pinheiro, Taiane Correa Moraes, Caio Ygor da Silva

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


APRESENTAÇÃO: A melhoria da saúde pública é um dos grandes desafios que o Brasil precisa vencer, principalmente quando avaliamos o Sistema Único de Saúde (SUS), que apesar de já ter alcançado muitas conquistas para a população - saindo do marco zero e caminhando para oferecer inúmeros cuidados de saúde individuais e coletivos - ainda apresenta grandes obstáculos que interferem na qualidade da assistência que assegurem o acesso universal e igualitário às ações e serviços  de saúde que visem promoção, proteção e recuperação. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência dos membros da Liga Acadêmica Multidisciplinar de Políticas em Saúde (LAMPS), que tem como finalidade o desenvolvimento, a promoção e a difusão de conhecimento acerca da área da saúde pública e as políticas em saúde presentes no Brasil, contribuindo na formação acadêmica, pessoal e profissional dos seus integrantes e assim, alcançar resultados que instiguem o pensamento e à prática social em torno destas questões. DESENVOLVIMENTO: Trata-se de um trabalho descritivo do tipo relato de experiência, construído através da vivência, diálogo e percepção dos estudantes autores do relato e integrantes da LAMPS, no período de 2017. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: A atuação da liga se dá por meio da articulação de ensino, pesquisa e extensão, composta por alunos de diferentes cursos, atualmente: educação física, enfermagem, medicina, psicologia e CST em radiologia, com intuito de propor uma inter-relação entre os diferentes olhares da assistência, de acordo com nível de competência específico que cada membro adquire em seu curso. Fugindo dos moldes biologistas presentes na maioria das ligas acadêmicas de saúde, a LAMPS desenvolve uma abordagem sobre diferentes perspectivas pautadas nas políticas de saúde no cenário mundial e nacional, que sejam capazes de motivar o diálogo crítico entre docentes, discente, gestores de saúde e movimentos sociais, a fim de gerar transformações reais na formação dos acadêmicos e futuros profissionais da saúde. A LAMPS configura um espaço em que os membros podem atuar junto à comunidade como agentes de promoção à saúde e transformação social, permitindo aos membros não só o desenvolvimento científico, mas também o exercício da cidadania em prol da melhoria da atual conjuntura que se encontra a saúde no Brasil. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Durante a construção e consolidação da liga, percebeu-se a necessidade de reafirmar a importância de uma liga acadêmica com os moldes da LAMPS, pautada em construir conhecimentos que envolvam ensino-serviço-comunidade, com o objetivo de fortalecer nosso papel enquanto estudantes para melhor integrar e fortalecer as políticas em saúde.