Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A experiência de formação em preceptoria dos programas de residência médica da Escola de Saúde Pública do Ceará
Luciana Ribeiro Conz, Camila Alves Soares, André Luis Bezerra Tavares, Alciléa Leite de Carvalho

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


A Escola de Saúde Pública do Ceará, por meio do Centro de Residências iniciou em 2017 o projeto de apoio pedagógico aos programas de residência médica no Ceará, por meio de editais que preveem a formação de um núcleo docente estruturante na instituição e estimulam o desenvolvimento de competências pedagógicas e educacionais com e para preceptores nos diversos cenários de prática. Considerando os 82 programas a ela vinculados, de todas as especialidades, ofertados por diferentes hospitais do estado e instituições cooperadas, têm-se, em média, 640 residentes anualmente. Os preceptores envolvidos nos diversos programas apontam dificuldades de diversas ordens que limitam a atuação da preceptoria: falta de compreensão dos gestores sobre sua atuação; falta de capacitação pedagógica para atuarem enquanto educadores em serviço; falta de um “horário protegido” para exercer atividades docentes; ausência de um plano de cargos e carreiras que inclua a valorização da preceptoria com um diferencial de remuneração, dentre outras. O Ministério da Saúde (2015) aponta o perfil de competência do especialista em educação na saúde, no exercício da preceptoria, representado pela articulação de três áreas de competência que delimitam o escopo de trabalho da atuação profissional: Atenção à saúde e Preceptoria; Gestão do trabalho e da educação na saúde; e Formação em serviço e produção de conhecimento na saúde. Considerando essas necessidades formativas, percebeu-se a importância de um acompanhamento sistemático da preceptoria em sua atuação de ensino em serviço. O objetivo deste trabalho, portanto, é compartilhar a experiência da ESP/CE na implantação e acompanhamento de uma formação de preceptores de diversos programas de residência médica no Estado do Ceará. A formação de preceptores ocorre por meio de dois encontros mensais com duração de três horas na própria ESP/CE, além de seminários e reuniões extraordinárias. Os encontros são espaços de discussão de temas pertinentes à prática médica na lógica de ensino em serviço. Alguns temas abordados foram: o ser preceptor; trabalhos de conclusão de curso e residências integradas em rede. Está previsto para os demais encontros: metodologias ativas; processos avaliativos e diversos outros. Cabe ressaltar que a definição dos temas bem como a condução dos momentos presenciais se dá juntamente com os próprios preceptores, estimulando a capacidade pedagógica e valorizando os conhecimentos prévios dos mesmos. Está em desenvolvimento também um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) por meio de plataforma moodle da instituição, que se constitui como mais um espaço possível para possibilitar a troca de experiências e disponibilizar materiais de apoio para a formação. Até o presente momento, já identificamos o início de um processo potente de integração e diálogo entre os preceptores dos diversos programas. Considerando que tal experiência ainda se encontra em processo de implementação, estimamos como outros resultados: a introdução de novas competências pedagógicas que dialoguem com as necessidades de saúde da população, qualificação de profissionais especialistas para atuarem no SUS e um estímulo a participação desses trabalhadores nos coletivos de preceptoria.


Palavras-chave


preceptoria; educação médica; residência médica