Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
OFICINAS DE PROMOÇÃO DE SAÚDE COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE MANAUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
ALLADIN ANDERSON RAMOS BARBOSA, ARIELE DOS ANJOS DE OLIVEIRA, DOUGLAS DE SOUZA PEREIRA, MARIANA BORGES DANTAS, REBECCA NOBRE MARQUES, LÁZARA GABRIELA OLIVEIRA SILVA, JAÍNE LOPES CALDAS

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


A escola é um local de aprendizado essencial para a formação de um cidadão. É através do ambiente escolar que se faz possível a construção e dissipação de ideias, que auxiliam no processo educativo. O processo educativo em questão tem como intuito melhorar a qualidade de vida e saúde das pessoas.

Este trabalho trata-se de um relato de experiência elaborado a partir de uma experiência prática de educação em saúde, vivenciada com crianças, pré-adolescentes e adolescentes de 10 a 17 anos de idade, elaborado por acadêmicos do curso de Graduação em Medicina da Universidade Federal do Amazonas-UFAM, durante as práticas de campo da disciplina de Saúde Coletiva I.

Foram realizados encontros em escolas públicas da cidade de Manaus, com foco em palestras e dinâmicas para enfatizar a importância da higiene, alimentação e prevenção sexual, sempre relacionando com o autocuidado tanto dentro quanto fora do ambiente escolar. Durante a realização das oficinas foram trabalhados diversos temas com os escolares, como: primeiros socorros, saneamento básico, alimentação saudável, cuidados com a higiene, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e diabetes.

Foi notado um intenso interesse por parte dos escolares, que participavam e relatavam dúvidas sobre os assuntos abordados. Os professores escolares também valorizaram as palestras e metodologia utilizada durante as atividades, evidenciando a necessidade e importância de se ter mais políticas de educação em saúde desse modelo. Assim, a referida prática da disciplina possibilitou um maior contato da medicina com a comunidade, mostrando como a área da saúde pode influenciar na área da educação e vice-versa. Além disso, obteve-se um maior conhecimento sobre a importância de educar sobre saúde no quesito saúde-doença, pois esta educação esclarece dúvidas e, muitas vezes, previne doenças e situações problemáticas em geral.

Com isso, foi compreendido a importância da atuação dos acadêmicos na promoção de saúde com público alvo nessa faixa etária como também evidenciou-se a necessidade de adoção de práticas educativas de caráter dialógico com ativa participação das crianças e adolescentes para que estes se sintam sujeitos, co-responsáveis por sua saúde e melhoria em sua qualidade de vida.



Palavras-chave


PROMOÇÃO DE SAÚDE, SAÚDE NA ESCOLA, EDUCAÇÃO EM SAÚDE