Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Interação ensino/serviço/comunidade sob a ótica da educação - A atuação de acadêmicos na Promoção da Saúde em uma UBS de Manaus
Ranna Abadias Pessoa, Gabriel Antônio de Lima Cerqueira

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


Apresentação:

A Atenção Primária à Saúde (APS) é uma estratégia de organização da atenção à saúde voltada para responder de forma regionalizada, contínua e sistematizada à maior parte das necessidades de saúde de uma população, integrando ações preventivas e curativas, bem como a atenção a indivíduos e comunidades (FIOCRUZ, 2009). Trabalhos evidenciam a necessidade das práticas acadêmicas no cenário de APS. Na visão do usuário, a atuação do acadêmico contribui para a melhoria da atenção à saúde (ALMEIDA, 2010). Já na percepção dos profissionais, a inserção do estudante na Unidade Básica de Saúde (UBS) é um diferencial positivo em sua formação (CALDEIRA, 2010).

Inserida no contexto da APS, a Promoção da Saúde é definida como um conjunto de estratégias e formas de produzir saúde, no âmbito individual e coletivo, além de reconhecer as demais políticas e tecnologias existentes visando à equidade e à qualidade de vida, com redução de vulnerabilidades e riscos à saúde decorrentes dos determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais. Vista como um novo modelo de atenção, a Promoção da Saúde amplia a integralidade do cuidado em saúde ao visualizar o processo saúde-adoecimento como um fenômeno complexo e operar com o olhar para além dos muros das unidades de saúde e do sistema de saúde, incidindo sobre as condições de vida e favorecendo a ampliação de escolhas saudáveis (PNPS, 2015).

Ao encontro da APS e do objetivo geral da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), as diretrizes do projeto “Futuro da Medicina de Família” evidenciam que o acadêmico deve: atuar em cenários onde sejam desenvolvidas práticas de APS; desenvolver ações de saúde orientadas pelas necessidades e demandas percebidas através do contato com as famílias e a comunidade; e aconselhar sobre os hábitos de vida inadequados à saúde, aplicando estratégias adequadas de abordagem do problema, visando mudanças de comportamentos, e considerando a cultura de cada pessoa e população.


Objetivo:

Relatar a experiência de dois acadêmicos de Medicina nas Ações de Promoção da Saúde da UBS Enfª. Ivone Lima.


Desenvolvimento do trabalho:

No decorrer de setembro a novembro de 2017, acadêmicos do curso de Medicina da UFAM matriculados na disciplina de Saúde Coletiva III participaram de Ações de Promoção da Saúde na UBS Enfª. Ivone Lima.

A primeira atividade realizou-se no dia 15 de setembro e tratou-se de uma metodologia ativa sobre o tema “Diabetes e suas implicações na vida cotidiana”. Nesta, os acadêmicos abordaram pacientes que aguardavam atendimento e esclareceram sobre mitos e verdades sobre a doença e, mais do que isso, sobre a importância da prevenção. A segunda atividade realizou-se no dia 29 de setembro e originou-se a partir de um pedido da direção da UBS. Nesta, idosos e idosas do grupo de educação física assistiram a uma palestra com o tema “Envelhecimento saudável e sexo na terceira idade”. Este foi abordado de forma concisa e didática ao se exemplificar hábitos de vida que levem a uma senescência de qualidade e, a quem nela já estivesse, uma senilidade com hábitos saudáveis, nestes incluso a manutenção da vida sexualmente ativa. Sobre este ponto, pode-se destacar que foi ressaltado o uso de preservativos nas relações sexuais, pois, segundo o DIHAV, nos últimos anos houve um aumento dos casos de HIV entre os idosos.  Depois da palestra, esse grupo foi levado à área externa da UBS onde puderam realizar uma dinâmica de memória e prática física que colocou em ação os aprendizados da palestra.

No dia 20 de outubro, em decorrência do “Outubro Rosa”  novamente a direção da unidade de saúde solicitou um tema conforme demanda da comunidade, e, a partir disso, as acadêmicas escolheram: “Menopausa no mês do Outubro Rosa”, principalmente devido ao público ser, em sua maioria, senhoras de meia idade. Desse modo, os ouvintes foram esclarecidos, durante uma roda de conversa, sobre os principais sinais e sintomas da menopausa, bem como diferenciar situações como climatério, e como lidar com esse período de transição.

Em virtude do “Novembro Azul”, reiterou-se a necessidade pelo administrativo da UBS que fosse feito uma palestra informativa sobre o câncer de próstata para os homens que esperavam por atendimento. Por ser um tema de extrema relevância, foi prontamente atendido pelos acadêmicos, mas também foi inserido por iniciativa própria assuntos relacionados à saúde do homem de modo geral, como o prevenção e controle de doenças crônicas como a hipertensão arterial, hábitos alimentares e prática de atividades físicas. Ao final da explanação, abriu-se um espaço para comentários e dúvidas de modo geral. Neste momento, houve a participação de senhores que relataram não saberem como procurar o atendimento especializado. Os acadêmicos esclareceram a forma de ingresso no SUS, que é feita primordialmente pela Atenção Primária na UBS, como aquela que eles se encontravam, e que, depois de assistido pelo Médico de Família, o paciente seria encaminhado caso houvesse necessidade para uma consulta especializada.


Impactos:

A partir das ações feitas na UBS, os acadêmicos conseguiram extrair de forma completa e extremamente gratificante os objetivos da PNPS, pois compreenderam as demandas da comunidade local bem como buscaram orientar mudanças de paradigmas nos hábitos de vida dos ouvintes ao utilizarem estratégias diferenciadas para cada tema e público.

É interessante perceber que, durante as atividades, saltaram aos olhos que existem muitas lacunas na compreensão dos fatores de adoecimento dos diversos temas, como saber que alimento ou não consumir quando se é portador de uma doença crônica, como a diabetes; não só situações como essa, mas também a existência de muitas dúvidas no entendimento do indivíduo dos sinais e sintomas de processos fisiológicos, como a menopausa, ou patológicos, tal como observado no câncer de próstata. No decorrer da explanação de alguns temas percebia-se um pouco de desconforto em relação ao assunto, demonstrando certo tabu, mas que logo foi desfeito pela naturalidade em que foi tratado o tema. Algo que mais nos surpreendeu foi a interação entre os acadêmicos e o grupo de senhores e senhoras, devido a receptividade e os comentários de como estavam felizes de estarem ali.

De modo geral, a participação em todos os dias foi bastante ativa por parte dos presentes, principalmente em relação ao compartilharem experiências, dúvidas e seus modos de vida. Mais do que uma contribuição científica, toda a interatividade com o público da UBS fez com que o sentimento de empatia aflorasse em todos os presentes; os acadêmicos puderam olhar através de outra perspectiva, além dos livros, a forma como cada ser, em sua individualidade, expressa a sua saúde, contribuindo para vê-los em sua integralidade.


Considerações finais:

Percebe-se que, com as atividades práticas e a realização das Ações em Promoção da Saúde na UBS, uma nova estratégia de aprendizagem é traçada no meio acadêmico, em que o aluno desenvolve todos os quesitos pontuados pelos APS, PNPS e projeto “Futuro da Medicina da Família”. A inserção do acadêmico de Medicina na UBS, além de romper a visão hospitalocêntrica e estimular a boa relação médico-paciente, faz com que este funcione como um indutor de informação sobre Promoção da Saúde, pois pode compreender o indivíduo como um todo ao mesmo tempo em que leva conhecimento diverso e de qualidade à comunidade.



Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde; Promoção da Saúde; Educação Médica.