Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A arte do encontro na formação em saúde e na produção de coletivos de conhecimentos: saberes e práticas compartilhados no caminho, na tessitura do cuidado.
Carla Pontes de Albuquerque

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Os territórios acadêmicos de formação em saúde, na sua maioria, são perpassados por culturas educacionais duras, com pouca permeabilidade para relações mais horizontais e criativas na construção do conhecimento. Em grande parte restrita a compêndios e normatizações, distanciada das diversidades de vida dos diferente grupos populacionais, a racinalidade biomédica vai aparando subjetividades e instrumentalizando pensamentos na perspectiva do trabalho de saúde vinculado ao mercado.

Neste percuso árido e preponderantemente higienista, estudantes são expostos a experiências de mecanização do processo assistencial, sendo afetados por tensões e disputas em contextos políticos pouco inclusivos.

A oportunidade de espaços nos quais seja possível refletir coletivamente sobre vivências formativas, onde emerjam narrativas diferenciadas que favoreçam trocas e proposições no sentido do cuidado, tanto nos processos de ensino e aprendizagem como na assistência; na gestão e na participação, é um dispositivo potente e de escape ao reducionismo educacional no campo da saúde.

Nos últimos quatro anos, no Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), um coletivo vem se vitalizando com a participação de estudantes diferentes cursos de saúde, bolsistas e voluntários de projetos de ensino/monitoria, extensão, pesquisa, Educação pelo Trabalho em Saúde (PETGRADUASUS), dentre outros. O "Coletivo de Saúde Coletiva" (CSC) desenvolve várias atividades, entre elas uma roda de conversa semanal aberta à participação de interessados, na qual temáticas de saúde coletiva; políticas públicas; interdisciplinaridade; processo de trabalho na saúde; arte; ciências humanas e sociais, dentre outras são problematizadas a partir de vivências e leituras. Expressividades não tão usuais à área biomédica são também experienciadas como literatura, poesia, música, teatro, artes plásticas, expressão corporal, dança circular, dentre outras. Cada integrante alimenta um portfólio próprio ressignificando suas vivências, reunindo imagens; impressões; composições recortes, coletados e produzidos no seu itinerário cotidiano formativo. Também há produções expressivas realizadas coletivamente, como painéis; instalações e interferências em eventos acadêmicos que acontecem na UNIRIO e extra muros.

Os projetos em andamento, com envolvimento dos integrantes do coletivo, problematizam o biopoder, sendo investigadas perspectivas mais interdisciplinares e intersetoriais no lidar com as singularidades e diversidades existentes nas situações pessoais e coletivas no processo saúde, doença e cuidado. O projeto de extensão "Educação Popular e Saúde: construção compartilhada para um cuidado criativo e inclusivo" desenvolveu ações junto ao Projeto "Ocupa Escola" das Secretarias Municipais de Educação e Cultura do Rio de Janeiro, que visava uma maior participação das comunidades locais no cotidiano das escolas e a ativação de eventos culturais nessas no final de semana; esteve presente também nas ocupações das escolas estaduais do Rio de Janeiro, na luta por uma educação pública com qualidade, valorizando o protagonismo dos secudaristas nos espaços organizativos educacionais (2015); com o dispositivo das artes plásticas implementou oficinas para problematizar as políticas públicas nos territórios de moradia, com jovens frequentadores do Centro de Artes da Maré (2016). Atualmente a atua junto ao "Movimento de Crianças Sem Terrinha", tendo composto a organização do XX Encontro Estadual e facilitado neste a oficina "Territórios de vida, direitos, educação, saúde e afeto - onde moro" e integra o grupo de trabalho para formação de educadores locais nos acampamentos e assentamentos. O projeto de extensão "Produção de sentidos e diversidades expressivas na formação interativa e interdisciplinar na saúde" realizou interferências nos vários campos da universidade, instalando varais que foram tomados por registros dos transeuntes sobre os significados para si da universidade, expressos em imagens; versos; relatos; impressões; revelando polissemia e polifonia, convergências e divergências, sublinhando a potencialidade de um espaço universitário e o tanto de isolamento e fragmentação que o mesmo produz. O PETGRADUASUS vem consolidando encontros que versam sobre a formação interprofissional e mudanças curriculares para contemplar as diretrizes nacionais, há grupos atuando no campo da Vigilância em Saúde; Segurança Alimentar; Práticas Integrativas, Envelhecimento e Autonomia; Direitos LGBT; dentre outros. Os projetos de pesquisa na área de "Micropolítica do cuidado, do trabalho e da educação na saúde", cadastrado na linha "Cartografias da Educação Permanente em Saúde", vêm investigando processos cotidianos de formação nos cursos de Enfermagem; Medicina e Nutrição na UNIRIO, na integração com as redes de atenção e comunidades locais. O projeto de ensino "Territórios existenciais e cartografia de itinerários no cotidiano de vida na interface do cuidado e da saúde coletiva" acontece no primeiro período da graduação médica, produzindo cartografias dos locais de moradia dos estudantes, operando novos olhares e encontros nos trajetos cotidianos deles. Os participantes de cada projeto fazem incursôes frequentes nos demais, ampriando e fortalecendo o fazer coletivo.

O CSC vem buscando interlocuções com outros coletivos na própria UNIRIO e com outras instituições acadêmicas e iniciativas da sociedade civil, na constante tessitura de redes de aprendizagem, intercâmbio de experiências e inteligência coletiva. Com a Faculdade de Educação, tem participado do Coletivo "Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental", problematizando a qualidade de vida de crianças de diferentes grupos e regiões do país, atuando em conjunto no projeto vinculado às crianças sem terrinhas. Na lina interinstitucional de pesquisa em Micropolítica do Trabalho e do Cuidado em Saúde, participa do Coletivo "Sinais que vem da rua" e da rede de "Laboratórios de Sensibilidade".

Ainda que a produção desse coletivo seja potente no campo do Cuidado e da Saúde Coletiva, há grandes desafios para uma maior integração com os demais eixos de formação nas graduações em saúde da UNIRIO. No caso da Medicina, há um longo percurso a ser trilhado na integração curricular, na diversificação de cenários de prática para além do hospital universitário, na capilarização de uma cultura mais interdisciplinar docente e na apropriação de metodologias educacionais participativas e abordagens avaliativas com enfoque mais formativo.

Com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e as polítcias afirmativas de ingresso, ocorre uma mudança processual no perfil dos estudantes nas universidades federais, apontando, mesmo que ainda timidamente, para uma maior diversidade de procedência em relação ás regiões do país, classes e etnias. Esta riqueza cultural e a pluralidade de histórias de vida demandam que a própria universidade inove sua operacionalidade, no sentido do desenvolvimento permanente da comunidade universitária (gestores, administrativos, docentes e estudantes) na quebra de barreiras hierárquicas e corporativas e na invenção de processos de trabalho mais criativos.

A ativação das universidades como territórios de encontros entre coletivos singulares de aprendizagem e trabalho, ensejando a circulação e a produção de conhecimento de forma mais inclusiva e cooperativa, certamente necessita enfrentar a lógica competitiva da globalização financeira. Neste devir coletivo de lutas e poesis, o cotidiano da formação em saúde se potencializa na ótica dos encontros. Constituir um coletivo horizontal, inclusivo e sensível que busca tecer redes é uma aprendizagem para o cuidado.


Palavras-chave


Coletivo de aprendizagem; Formação em saúde; Cuidado