Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Saúde na Escola: o Psicodrama Socioeducacional na educação continuada de professores
Marília Meneghetti Bruhn, Vinícius Cardoso Pasqualin, Kim Ouakil Boscolo, Lilian Rodrigues Cruz, Rosemarie Gartner Tschiedel

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


A saúde, de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), relaciona-se ao aproveitamento escolar, à qualidade de vida e à produtividade econômica. Este trabalho tem como objetivo problematizar a relação saúde-escola na educação continuada de professores e propor a co-construção crítica de saberes e práticas a partir de intervenções coletivas baseadas no Psicodrama Socioeducacional. A educação para a saúde no âmbito escolar tem sido uma aposta das políticas públicas a nível nacional, impulsionadas por políticas da Organização Mundial da Saúde, sobretudo a partir de 1997, com a criação da Rede Nacional de Escolas Promotoras de Saúde. Não obstante, esse diálogo entre saúde e educação em nível de sala de aula é complexo e merece um olhar com propostas diferenciadas, contemplando as perspectivas singulares tanto dos alunos quanto dos professores, que muitas vezes se vêem sobrecarregados de exigências. Os docentes são questionados sobre conteúdos como violências, saúde mental, questões de gênero e sexualidade, entre outras demandas que a formação acadêmica não se encarrega de preparar para a prática na Escola. As políticas públicas que relacionam saúde-educação - diferentemente de uma lógica de alcançar metas universais definidas - buscam criar espaços de discussões com a comunidade, focadas na saúde coletiva e na educação entre pares. Com o objetivo de contribuir para a educação continuada de professores e prepará-los para serem protagonistas em uma escola promotora de saúde, propomos oficinas que utilizam o Psicodrama Socioeducacional para abordar temáticas de saúde que aparecem na sala de aula. Nessa abordagem grupal, a construção do conhecimento ocorre por meio da ação, do movimento. Assim, cada docente participante do grupo é estimulado a expressar o que sabe sobre questões de saúde e, a partir do compartilhamento dessa experiência, construir e reconstruir os conhecimentos adquiridos. A dramatização é a etapa principal da abordagem psicodramática na qual os integrantes do grupo representam situações do contexto social - permitindo-se experimentar em diferentes papéis - que favoreçam o contato dos sujeitos com as suas próprias histórias e com a histórias dos outros. Os participantes do grupo têm como foco principal a construção do seu papel profissional como professores, que promovem saúde e são perpassados por relações com outros docentes e discentes. Nas intervenções pedagógicas, há espaço para exprimir conflitos relacionais do grupo entre pessoas que trabalham juntas e suas implicações institucionais. As oficinas de Psicodrama Socioeducacional também se apresentam como uma proposta ética-estética-política de cuidado de si, a qual promove a saúde do docente - além do cuidado com os discentes - em uma perspectiva de cuidado com o cuidador.

Palavras-chave


saúde; escola; educação continuada; psicodrama socioeducacional