Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
DRAMATIZANDO A PREVENÇÃO DA LEISHMANIOSE VISCERAL PARA CRIANÇAS HOSPITALIZADAS
Patricia Duarte da silva, Karina Sayuri Sugano Chiu., Helena Pereira Vargas, Marisa Rufino Ferreira Luizari

Última alteração: 2018-01-16

Resumo


A leishmaniose visceral é uma zoonose causada pelo vetor Lutzomya longipalpis e Lutzomya Cruzi, seu principal reservatório é o cão doméstico e o ser humano o hospedeiro final. Apresenta-se com grande importância para a saúde pública, devido às condições socioeconômicas e seu grau de risco  de comprometimento para as crianças, justificado pelo sistema imune imaturo. Mato Grosso do Sul é uma estado endêmico para LV, com muitos casos confirmados de LV na pediatria, por meio desses dados percebeu-se a necessidade de conscientizar a população infantil quanto aos riscos, sinais e sintomas e formas de prevenção, visto que são multiplicadoras do conhecimento adquirido. Assim, através do brincar, que se constitui como uma atividade fundamental para o desenvolvimento das crianças é possível utilizar o lúdico para criar formas de melhorar a capacidade de conscientização para a prevenção da leishmaniose visceral. Descrever uma experiência de uma ação de educação em saúde abordando a prevenção da Leishmaniose Visceral (LV). Relato de experiência de uma ação, realizada pelos acadêmicos do projeto de extensão “Promoção e atenção à saúde da criança” do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A ação foi realizada na enfermaria pediátrica do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP - UFMS) no dia 24 de novembro de 2017. A ação foi dividida em duas etapas primeiramente foi realizado o teatro como ferramenta educativa e criativa que possibilita o envolvimento e integração, por meio de linguagem simples que facilita o entendimento da criança. O segundo momento deu-se a partir da distribuição de cartilhas ilustrativas com jogos e informações sobre a doença. Neste aspecto foram abordados o vetor, aspectos clínicos, estratégias de prevenção e o tratamento para LV. Foi observado durante o teatro, o envolvimento e a integração das crianças com os personagens, possibilitando o raciocínio por meio da imaginação. Além disso, as crianças obtiveram êxito ao identificar o transmissor da leishmaniose e formas de preveni-lo. Contudo foram elucidados quanto à algumas formas errôneas de transmissão como: “lambida de cachorro” ou “toque no animal”. A utilização do lúdico como ferramenta de uma educação em saúde com crianças é essencial para o ensino e exposição de conteúdos, como os aspectos que envolvem a LV, tornando o processo de aprendizagem mais atrativo, divertido e de fácil aplicação para diferentes faixas etárias. Além disso, a realização de ações educativas e lúdicas no ambiente hospitalar permite a redução de fatores estressores causados pela hospitalização.


Palavras-chave


educação continuada;criança;saúde pública