Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-25
Resumo
Apresentação: É notória a necessidade de conhecimento sobre saúde mental para uma boa atuação do enfermeiro, por isso é de suma importância que as instituições de saúde e os gestores de enfermagem preocupem-se em oferecer elementos que possibilitem a atualização desses profissionaispara uma melhor assistência aos portadores de transtornos mentais.A educação continuada é vista como um processo permanente e inicia-se após a formação básica, destinada a melhorar a capacidade do individuo ou grupo em determinado trabalho. Para a enfermagem, é imprescindívela frequente qualificação profissional, em razão disso, esse estudo apresenta como objetivo a implantaçãoda educação continuada para os profissionais da atenção primária de saúde visando à melhora da assistência aoindivíduo com processos mentais afetados. Desenvolvimento: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado em um centro saúde escola localizado no município de Belém, com atendimentos da atenção básica e de especialidades. O público alvo foram 06 enfermeiros da atenção primária de saúde. A educação continuada ocorreu durante 3 dias pelo período de 2 horasno próprio local de trabalho dos participantes, por meio de um curso de capacitação aos profissionaiscom intuito de melhorar o atendimento aos usuários com alterações mentais.O curso foi realizado por meio de lightningtalk (palestra relâmpago) sobre três questões pertinentes ao assunto saúde mental: o enfermeiro não consegue reconhecer o usuário portador de transtorno mental; o profissional de saúde não apresenta competência para assistir o usuário por falta de conhecimento; e a pouquidadede empatiano atendimento prestado. Houve uma abordagem prática corroborando com o ministrado em cada palestraproposta: estudos de caso no qual os profissionais exercitaram a identificaçãodas funções psíquicasque geralmente são afetadas e as respectivas alterações, organização de vários planos de intervenção voltados para os transtornos; e uma dinâmica que levou os profissionais ao entendimentoda importância de realizar uma assistência humanizada. Resultados: Os enfermeiros da atenção primária que participaram da educação continuada demonstraram maior habilidade em reconhecer o usuário portador de transtorno mental, assim como maiorconvicção ao atender o usuário após o conhecimento adquirido e demonstraram maior humanização na assistência. Considerações finais: Constatou-se que a implantação da educação continuada para os profissionais da atenção primária de saúde é uma proposta de intervenção essencial para o aperfeiçoamento da assistência aoindivíduo portador de transtornos mentais, pois esse processo garante aos enfermeiros envolvidos maior autonomia para lidar com a questão supracitada.