Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR EM ENFERMAGEM: uma revisão bibliográfica
Franciane Aguiar Santana, Irani Lauer Lellis

Última alteração: 2018-01-16

Resumo


A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais, Resolução CNE/CES nº 4, de 7 de novembro de 2001, o ensino superior da área da saúde repensou os seus cursos, procurou estratégias que consentissem essas diretrizes, sendo uma delas a capacidade de agir com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. E nesse contexto, encontra-se o curso de graduação de enfermagem alvo desta pesquisa. O objetivo deste estudo foi abordar sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) mediante a perspectiva de uma revisão bibliográfica narrativa.  A coleta de dados ocorreu nas bases de dados: Base de Dados em Enfermagem (BDENF), biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online (SciELO). Incluindo trabalhos publicados no período de 2011 a 2017. Foram utilizados como descritores para esta pesquisa: Enfermagem; TICs; ensino superior. A maior parte dos trabalhos encontrados e citados neste estudo apresenta período de publicação com menos de 5 anos, divididos em: 2011 (2), 2012 (4), 2013 (4), 2014 (4), 2015 (5), 2016 (2) e 2017 (1). Os resultados mostraram que hoje, a sociedade vivencia um processo de amplo desenvolvimento das tecnologias da comunicação, informação e do conhecimento. Os professores compreendem a importância no emprego desses recursos no processo da formação, beneficiando a constituição de um cidadão crítico e questionador determinado pela sociedade. Porém, compreendem que existem lacunas na formação da graduação, e reconhecem a necessidade da inclusão dos conteúdos das TIC para o desenvolvimento da competên­cia tecnológica na formação individualizada do enfermeiro. Insistem na necessidade de de­finição de quais conteúdos e competências em informática precisam ser trabalhados nos distintos níveis de formação da Graduação e Pós-graduação Lato e Stricto Sensu e também. No entanto, o planejamento pedagógico com o uso das TIC e a inserção de recursos digitais nas estratégias de ensino de enfermagem configuram uma realidade e, concomitantemente, tornam se um desafio para os professores, pois faz-se necessária a incorporação das TIC pelos docentes. Os docentes identificam a relevância do uso das tecnologias educacionais digitais, mesmo sem usá-las com frequência no processo ensino aprendizagem, através das possibilidades do docente assumindo a orientação do aprendizado e o aluno empenhando-se de forma diferenciada com o seu processo de aquisição do conhecimento. Entre as tecnologias que foram citadas e utilizados por docentes estão: Datashow, computador, email, chat, fórum, tarefas, wiki, ou seja, a maioria relacionada ao uso da internet, sendo este o recurso tecnológico mais usado e mencionado por docentes segundo a literatura revisada. Contudo, enfatiza-se a necessidade de mais estudos voltados ao uso das TIC no curso de graduação em enfermagem, uma vez que essas tecnologias podem colaborar para um aprimoramento no processo ensino aprendizagem nessa graduação. Além de favorecer a preparação de acadêmicos e profissionais aptos a atuarem junto as TIC no diversos contextos da área da saúde.

 

 


Palavras-chave


Ensino superior; TIC; Docente