Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Relato de experiência:reflexões sobre uma experiência de estágio em nutrição em um Distrito Sanitário de Salvador
Ida Oliveira de Almeida, Jéssica Oliveira de Almeida, Sandra Simone Queiroz de Morais Pacheco

Última alteração: 2018-03-28

Resumo


A estrutura na gestão do SUS  é organizada através  de gestores do Ministério da Saúde ( nível  Nacional),  Secretárias Estaduais ( nível Estadual), Secretárias Municipais ( nível  Municipal) e Distritos Sanitários ( nível Distrital). Entende-se por Distrito Sanitário a unidade operacional e administrativa mínima do sistema de saúde, definida com critérios geográficos, populacionais, epidemiológicos, administrativos e políticos, onde se localizam os recursos de saúde, públicos e privados, organizados através de mecanismos políticos institucionais com a participação da sociedade organizada para desenvolver ações integrais de saúde capazes de resolver a maior quantidade possível de problemas da saúde. O Município de Salvador possui uma população em torno de 2.883.672 habitantes, sendo a cidade mais populosa do nordeste e a terceira mais populosa do Brasil , contudo ocupa o quarto lugar em densidade demográfica, com o equivalente a 3.859,44 hab./km2.  O munícipio de Salvador é dividido em 12 Distritos Sanitários, dentre eles, o do presente estudo.

O Distrito Sanitário é formado pela Coordenação Geral Distrito Sanitário, que engloba, Sub coordenação de Recursos Humanos,  Sub - coordenação de Acompanhamento Distrital,  Sub - coordenação de Atenção e Vigilância à saúde, Chefia de Ações e Serviços de Saúde e  Campos Temáticos.  O setor de Ações e Serviços de Saúde do Distrito Sanitário  é formado pela Chefia do Setor de Ações  e Serviços de Saúde, além de técnicos, tais como: Enfermeira, Nutricionista, Assistente Social, Saúde Bucal e Bioquímica. Os serviços  oferecidos no Distrito Sanitário, abrange: Saúde da Criança,  Saúde da mulher,  Saúde do Homem, Saúde da população Negra,  Saúde da população LGBT,  Saúde na Escola,  Programa do adolescente e jovem, Programa do idoso, Programa do tabagismo,  Programa da Tuberculose, Programa da Hanseníase,  Programa de Escleroterapia, Programa de curativo, Programa de saúde bucal, Rede Cegonha, Doença Falciforme, Doenças Crônicas.

No que tange os programas que são de responsabilidade do campo temático  de alimentação e nutrição, sob supervisão da nutricionista fazem parte: Programa Bolsa Família, Programa Nacional de Suplementação de Ferro, Programa Nacional de Suplementação de  Vitamina A,  Estratégia Amamenta e Alimenta Infantil e Fórmulas infantis para pacientes portadores de APLV e Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional.

Este Trabalho tem como objetivo relatar algumas ações desenvolvidas no Distrito Sanitário, pela nutricionista e estagiária do Distrito. Cujo objetivo é estimular ações à serem desenvolvidas por outros profissionais, assim como ressaltar a importância desse profissional no Distrito Sanitário.

Foi realizada durante o período de vigência do estágio, a confecção de duas cartilhas, para serem distribuídas para os profissionais da Unidade básica de saúde, mais precisamente os enfermeiros. A primeira cartilha foi sobre o fluxo de atendimento nutricional de gestantes, baseado no esboço fornecido pela nutricionista, com a inserção de fluxograma para a necessidade de encaminhamento da gestante para a nutricionista ou atividade educativa. No conteúdo da cartilha foi inserido além do fluxo, a tabela da avaliação do estado nutricional acima de 19 anos, segundo o IMC por semana gestacional e inserção do gráfico para acompanhamento nutricional da gestante e quadro de ganho de peso médio (Kg) recomendado para a gestante. A outra cartilha confeccionada foi sobre o fluxo de atendimento nutricional de crianças, baseado no esboço fornecido pela nutricionista, com a inserção de fluxograma para a necessidade de encaminhamento da criança para nutricionista ou atividade educativa. Além disso, inserção do gráfico peso por idade, para avaliação do estado nutricional da criança.

Foi realizada uma palestra pela estagiária, juntamente com a nutricionista do Distrito sobre a temática guia alimentar da população brasileira, seus principais princípios e sua abordagem no que refere – se alimentação e adoção de hábitos saudáveis, no que tange os 10 passos, abordados no guia alimentar, além disso, foi enfatizado sobre o uso do sal, açúcar, gorduras e consumo de alimentos processados e ultra processados.  Antes do início da palestra os idosos foram pesados em uma balança de bioimpedância e foi aferida a estatura, a fim de avaliar o estado nutricional dos participantes. O público mostrou interesse na temática em questão, além disso, foram participativos durante a palestra e esclareceram dúvidas com as palestrantes.

Foi realizada uma palestra com a temática Plantas Alimentícias não Convencionais ( PANCS) e aproveitamento integral dos alimentos, para auxiliar no atendimento de usuários  portadores de tuberculose. O público alvo foram os profissionais de saúde de nutrição e enfermagem do Distrito , que participaram da roda de conversa sobre tuberculose. A palestra foi conduzida pela estagiária de nutrição do Distrito Sanitário.

A pessoa portadora de tuberculose, fica com o estado nutricional comprometido e desta forma ocorre a desnutrição energético proteica e de nutrientes. Desta forma, para auxiliar na conduta e enriquecimento das refeições, foi realizada essa palestra. É importante destacar o papel das PANCS como alimentos funcionais em nosso organismo (microssistema) por  meio de vitaminas essenciais, antioxidantes, fibras, sais minerais, que nem sempre são encontradas em outros alimentos. As PANC geram autonomia para o ser humano que deseja buscar - por suas próprias mãos - os nutrientes que necessita e os sabores que mais lhe agradam.

No que tange o aproveitamento integral das partes comestíveis dos alimentos, as partes não aproveitáveis dos alimentos poderiam ser utilizadas enfatizando o enriquecimento alimentar, diminuindo o desperdício e aumentando o valor nutricional das refeições, pois talos e folhas podem ser mais nutritivos do que a parte nobre do vegetal. Cascas, talos e folhas são boas fontes de fibras e lipídios, tendo-se como exemplos as sementes de abóbora; talos de brócolis, de couve, de espinafre; cascas de banana, de laranja, de limão, de rabanete e folhas de brócolis.

Após as intervenções, verificou – se que a elaboração da cartilha, permitiu esclarecer para os profissionais, a respeito dos requisitos, para o encaminhamento das pacientes gestantes, para o profissional nutricionista, caso que é de grande relevânciao, sendo facilitado o entedimento, através fluxograma presente na cartilha. A palestra sobre alimentação saudável para pessoas idosas, permitiu a troca de saberes entre os palestrantes e convidados, assim como a palestra sobre Plantas alimentícias não convencionais e aproveitamento integral do alimento. Além disso, a implementação da teoria na prática, no que tange o aproveitamento integral dos alimentos, entre os participantes.

Diante do exposto é possível verificar como é extremamente importante e rica a presença do nutricionista nas Distrito Sanitário, notando a quantidade de atividades que são desenvolvidas pelos mesmos, assim como seu importante papel de gestor.


Palavras-chave


SUS; Gestão; Educação