Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Implantação da Avaliação 360º no Internato de Saúde Coletiva da Graduação em Medicina
Francisco Senna de Oliveira Neto

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


O processo avaliativo constitui etapa importante e complexa do fazer pedagógico. Nesse sentido, práticas, técnicas e instrumentos diversos vêm sendo implementados na perspectiva de determinar em que grau os objetivos educacionais estão sendo realmente alcançados.

A avaliação deve ser integral, e abranger as mudanças que buscam produzir nos alunos/sujeitos. Assim, analisar e julgar todas as dimensões vai além das tradicionais estratégias atualmente utilizadas no cotidiano dos cursos de medicina.

A avaliação também deve subsidiar uma reflexão contínua para a retomada do que deve ser revisto, reorganizando as práticas a partir das necessidades de cada aluno, de modo a aprimorar as intervenções pedagógicas.

Muito utilizado por empresas, a avaliação 360 graus vem ocupando espaço como importante ferramenta para o desenvolvimento de competências essenciais. Essa perspectiva de feedback de múltiplas fontes, e que leva em conta os múltiplos olhares rumo à consecução dos objetivos educacionais, pode contribuir no processo de ensinagem na formação médica.

Na perspectiva de adaptação desta metodologia para ser aplicada no estágio de Saúde Coletiva do curso de Gradução em Medicina, alguns movimentos vêm sendo desenvolvidos.

Na avaliação cognitiva rompeu-se com a avaliação pontual e, respeitados os requisitos institucionais, procedeu-se à incorporação de:

- apresentação e discussão em equipe de seção clínica, com abordagem individual, familiar e comunitária;

- apresentação e discussão de temática de vivência do cenário de práticas, como apropriação do território;

- avaliação teórica objetiva, discursiva e oral.

Na avaliação prática foram aprimoradas as planilhas de verificação de habilidades, competências e atitudes, tendo como base o currículo baseado em competências para medicina de família e comunidade, publicado pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.

Outros movimentos ainda carecem de ser implementados, acrescendo ao processo a avaliação gestora, da equipe de saúde na qual encontra-se inserido o educando, bem como dos usuários dos serviços de saúde. Isso ainda demanda a construção e validação dos instrumentos necessários.

Importante, também, será evoluir com a inclusão da auto-avaliação e da avaliação em pares, complementando esta estratégia.


Palavras-chave


Educação Médica; Avaliação Educacional; Educação de Graduação em Medicina