Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO DE GESTORES PARA O SUS – A EXPERIÊNCIA DO DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
Adriana Almeida

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


A formação em Gestão para o SUS ainda é uma prática timidamente abordada nas Instituições de Ensino e Instituições formadoras. Recentemente, além de uma ampliação da abordagem desta temática nos cursos de graduação e da criação de um curso específico com este tema, tem havido um crescimento de cursos de pós-graduação, dentre eles, os cursos com formação em serviço.

O Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS) vem, desde 2011, aprimorando seu papel de formador em gestão, em parceria com instituições parceiras de diversos estados do país, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), a Escola Superior de Ensino em Saúde (ESCS), a Escola de Saúde Pública (ESP) entre outras.

Ao longo desse tempo, o Departamento formou um coletivo de preceptores, distribuídos por todas as coordenações, que se responsabilizam por acompanhar os residentes, de acordo com uma organização pedagógica desenvolvida por este grupo de preceptores.

Esta organização consiste em garantir que os residentes consigam, durante o período de imersão, conhecer as estratégias de i) planejamento, orçamento e monitoramento; ii) apoio ou articulação interfederativa, articulação interinstitucional e articulação intrasetorial e iii) estratégias de educomunicação das frentes de trabalho em que estão inseridos. Ao longo do tempo, o grupo de preceptores entendeu que o mais adequado é que o residente esteja fixado em uma frente de trabalho para se aprofundar em um processo de trabalho e, a partir dele, conhecer a organização do Departamento. Também definiram um período mínimo “ótimo” para esta imersão, que é de 2 meses, no mínimo.

Durante o ano de 2017, foi estabelecido um cronograma com 5 entradas para os residentes, a partir deste desenho, foram inseridos todos os residentes que solicitaram a realização de estágio no DAB, possibilitando a interação entre residentes de programas diferentes, além de um alinhamento de ofertas por parte das coordenações e preceptores.

Ao longo do ano, 34 residentes, de sete programas diferentes passaram pelo Departamento. Todas as coordenações do Departamento foram envolvidas no processo de preceptoria, possibilitando que os residentes conseguissem conhecer o funcionamento do Departamento através do acompanhamento das ações realizadas em cada frente de trabalho.

Entre os pontos positivos desse desenho, está a integração e troca de experiências entre os residentes dos diversos programas, garantindo a troca sobre as ações do DAB. A fragilidade da proposta se deu na grande carga para os preceptores, com imersões muito próximas, com poucos espaços de alinhamento e troca entre os preceptores ao longo do ano.

Ainda assim, a aposta tem sido considerada muito positiva e o Departamento segue investindo na formação de profissionais para o SUS.


Palavras-chave


formação em saúde; gestão do SUS; atenção básica