Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Reflexão acerca da capacitação de futuros profissionais médicos em relação ao cuidado em saúde de povos indígenas do Amazonas sob a ótica de uma Instituição de Ensino.
Luana Sanches da Costa, Antonio de Pádua Quirino Ramalho, Lázara Gabriela Oliveira Silva, Andrew Georg Wischneski, Marineide Santos de Melo, Flávio Renan Paula da Costa, Mariana Borges Dantas, Luigi Bruno Peruzo Iacono

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação: Recentemente a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) foi considerada pelo jornal digital Nexo a Instituição de ensino Superior com o maior número de estudantes indígenas no Brasil. Objetivo: Desse modo, a saúde coletiva, por meio de sua prática de campo a uma associação de mulheres indígenas, teve o intuito de prover reflexão, discussão e crítica acerca do atual currículo educacional para acadêmicos de medicina com relação ainda a existente ausência e/ou lacuna de uma disciplina específica e única de saúde indígena na Universidade. Descrição da experiência: Supervisionados pelo professor, monitores e ouvintes da disciplina de Saúde Coletiva IV, 56 graduandos do 4º período do curso de medicina da UFAM foram estimulados a conhecer, por meio de práticas de campo, conjunturas sociais, políticas e culturais de populações específicas, em especial de mulheres indígenas. Em meio a prática, construiu-se, por parte dos próprios participantes, uma reflexão e crítica acerca da preparação desses acadêmicos com relação à saúde indígena, pois, na Universidade não há uma disciplina especifica para essa área. Resultados: Assim, a disciplina de Saúde Coletiva IV, através da interação entre ensino, serviço e comunidade, promoveu, inerentemente nesses graduandos, a construção de uma mentalidade acerca das lacunas existentes no currículo educacional da Faculdade de Medicina com relação as análises sobre concretas ações de saúde direcionadas aos povos indígenas, sobretudo, no que tange à implementação de políticas de saúde pública, pois é incompreensível uma Instituição de Ensino médico estabelecida no meio da Amazônia e, acima de tudo, uma das grandes representantes do povo amazônida não ter uma disciplina específica de saúde indígena no seu currículo de graduação de futuros profissionais médicos. Considerações finais: Logo, como graduandos, verificou-se uma falha, por parte da própria Universidade, como principal provedora de ensino, ciência e cidadania, no que se refere à capacitação de futuros profissionais e promotores da saúde para trabalhar com esse tipo de população específica, o que representa um retrocesso no que tange ao ensino e a uma saúde pública inclusa, democrática e com equidade e também no que se refere aos princípios do próprio Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave


saúde indígena; amazônia; educação médica; capacitação.