Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA: NATAL SOLIDÁRIO – ABORDAGEM DA SAÚDE MENTAL DO IDOSO
Ana Carolina Queiroz Cândido da Silva, Laís Valiati Boff, Manuela Colle, Samantha Lia Ziotti Bohn Gonçalves Soares, Lorena Praia de Souza Bezerra

Última alteração: 2018-02-04

Resumo


Apresentação e objetivo: O presente trabalho busca ressaltar a importância de ações que trabalhem a saúde mental do idoso e a humanização de estudantes de medicina. Nesse contexto, alguns alunos de medicina da Universidade de Caxias do Sul realizaram o Natal Solidário: um evento sem fins lucrativos que abordou a saúde mental na terceira idade e que contemplou idosos de comunidades carentes em uma festa natalina.

Desenvolvimento do trabalho: O Natal Solidário ocorreu abordando três comunidades carentes de Caxias do Sul, a fim de oferecer uma festa de Natal aos idosos e, concomitantemente, trabalhar com eles questões relacionadas à sua saúde física e mental. A fim de promover um evento bem-sucedido, foi realizada uma capacitação dos estudantes por meio de profissionais que palestraram sobre saúde mental dos idosos, enfatizando a questão da depressão. Em um primeiro momento, foi realizada a aferição da pressão dos idosos, bem como a da glicose, para os que desejaram. Posteriormente, foi realizada uma dinâmica em que foi entregue uma caixa aos idosos, dentro da qual havia um espelho. Foi dito a eles que na caixa se deparariam com uma pessoa conhecida pelo grupo, muito querida e adorada por todos. Ao olhar para o interior da caixa, faziam comentários sobre a pessoa que viam, sem revelar que era seu próprio reflexo, passando depois para o colega ao lado. Por meio da atividade, surgiram relatos emocionantes dos participantes, que se descreviam como pessoas felizes, bonitas e realizadas. Ao final da dinâmica, houve uma conversa sobre a saúde mental e os idosos receberam como presentes de Natal kits de cuidados pessoais, além de comidas feitas pelos integrantes do projeto, que ajudaram a deixar a atividade com ar mais festivo. O resultado foi mensurado por meio de perguntas realizadas antes e depois da atividade proposta.

Resultados: O questionário pré-evento contou com as seguintes perguntas: 1. Vocês têm costume de compartilhar fatos sobre suas vidas com os outros? (95% de respostas afirmativas); 2. Vocês se reconhecem como idosos pela idade que têm? (78% de respostas afirmativas); 3. Vocês têm o hábito de se admirarem no espelho e sentirem cada parte de sua evolução? (90% de respostas afirmativas). No questionário realizado ao final da atividade foi perguntado a eles se acreditavam que relembrar fatos de sua vida os ajudava a manter suas mentes saudáveis, se ao se perceberem como idosos eles notavam que isso os auxiliava a evitar doenças neurológicas e se haviam gostado de participar da dinâmica; as respostas para estas questões foram 100% afirmativas.

Considerações finais: O projeto Natal Solidário alcançou suas metas planejadas e, sobretudo, conseguiu levar um sentimento de acolhimento aos idosos. Para a humanização dos estudantes de medicina presentes, aliou-se a objetividade e a simplicidade da profissão em si com a compaixão e a empatia para com o próximo.

 


Palavras-chave


saúde mental; idoso; natal solidário; humanização