Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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CARPE- Curso de Aprimoramento e Reflexão para Preceptores de Enfermagem
Ana Carolina Tavares Vieira, Alice Mariz Porciuncula

Última alteração: 2018-01-16

Resumo


O CARPE – Curso de Aprimoramento e Reflexão para Preceptores de Enfermagem – foi criado em dezembro de 2016 pela coordenação do Programa de Residência em Enfermagem em Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro a partir da demanda pedagógica do próprio grupo de preceptoria do programa. Na época, o programa contava com 38 preceptores de enfermagem responsáveis por 115 residentes de enfermagem. A coordenação do programa buscou a temática 'preceptoria' em referenciais teóricos da enfermagem e de outras categorias profissionais com o intuito de subsidiar as melhores escolhas pedagógicas. Após, foram realizadas leituras em referenciais pedagógicos sobre estratégias de ensino e aprendizagem, andragogia, estilo de aprendizado, técnicas de preceptoria em campo, técnicas de avaliação, técnicas de feedback,  matriz pedagógica individualizada segundo competências dentre outras que nortearam o arcabouço teórico do curso. Todo o curso fora desenhado com a possibilidade de ser aplicado a qualquer nível de atenção ou especialidade da enfermagem. O aprendizado da preceptoria se deu através da mesclagem de diversas técnicas pedagógicas. Dentre elas aulas expositivas breves, brainstorming, aquário, dramatização, simulação, discussões em roda e em grupo, dinâmicas em roda e em grupo, teatro do oprimido e outros. O curso foi realizado no formato de imersão em hotel fazenda para todo o grupo durante três dias com o suporte de três facilitadores. Este formato foi utilizado com o intuito de fortalecer laços entre os preceptores do programa de residência além de fomentar rede social profissional. Os resultados preliminares do curso evidenciam qualificação do processo de preceptoria em campo e melhor condução junto aos residentes com competências maiores a serem desenvolvidas ao longo do treinamento em serviço.


Palavras-chave


Internato não Médico; Educação em Enfermagem; Ensino