Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
UM PROGRAMA DE APRIMORAMENTO CIRÚRGICO E EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL COMO COMPLEMENTO NA FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DE MEDICINA
Rafaela da Silva Almeida, Leonardo Pessoa Cavalcante, Luciana Costa Pinto da Silva, Amanda Carolina Miranda Costa, Legildo Soares Liberato Neto, Jhonnatan Smith Souza Pinto, Christhian Fernando Viana dos Santos, Juan Eduardo Rios Rodriguez

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação e objetivo: Dentre as habilidades exigidas na formação do médico generalista, está incluso o conhecimento da técnica cirúrgica. Com o passar dos anos, a abordagem da técnica cirúrgica vem sendo reformulada e adequada para a busca do melhor cuidado com a vida humana em toda sua multiplicidade. Objetivando o aperfeiçoamento do ensino da técnica, o Programa de Aprimoramento em Cirurgia e Experimentação Animal (PACEA) procura enriquecer o ensino de técnica e clínica cirúrgica na graduação do curso de medicina.  Dessa forma, o presente trabalho busca relatar a vivência de discentes do curso de medicina como membros de um programa que proporciona o aprendizado de técnicas e práticas cirúrgicas.

Descrição da experiência: O PACEA foi formado em 2006 como um programa de extensão associado ao Departamento de Clínica Cirúrgica da Universidade Federal do Amazonas. O programa tem como objetivo incentivar a busca pelo aprendizado de aspectos técnicos e clínicos da cirurgia por meio da realização de trabalhos científicos relacionados a cirurgia e experimentação animal. O programa promove reuniões com temas de grande relevância no cotidiano médico, onde geralmente se fazem presentes visitantes e médicos de especialidades diversas, cirúrgicas ou correlatas, que contribuem ao compartilhar experiências e elucidar dúvidas. Ademais, o programa promove a realização semestral do curso teórico-prático de suturas que é ofertado aos acadêmicos de medicina de todas as universidades do Estado, bem como, um minicurso que aborda infecções hospitalares. Os membros do programa são submetidos a um treinamento prévio que os possibilita a acompanhar plantões de cirurgia em serviços de urgência e emergência, onde, sob supervisão dos preceptores cirurgiões, observam e aprendem a prática do atendimento inicial ao paciente, abordam o caso e praticam procedimentos de técnica operatória básica. Quando oportuno, os membros podem observar procedimentos no centro cirúrgico, de modo a torná-los familiarizados com o trabalho da equipe cirúrgica, do material/instrumental utilizado e da técnica desenvolvida.

Resultados: Desde a sua criação, o PACEA vem capacitando acadêmicos a atuar em situações habituais de um médico generalista, além de fomentar a busca ativa por conhecimento clínico-cirúrgico e propiciar ambiente de discussão e aprimoramento científico, integrando ensino, pesquisa e extensão.

Considerações finais: A introdução dos acadêmicos de medicina em um cenário de prática real, supervisionado por um preceptor, é essencial para o treinamento e para o desenvolvimento de habilidades, propiciando o desenvolvimento de habilidades básicas de técnica cirúrgica, principalmente as que são fundamentais na emergência e urgência de hospitais, para capacitar os futuros profissionais de saúde que serão.  Além disso, o processo de inserção dos membros nesses ambientes médicos em muito contribui para elaborar a desenvoltura do acadêmico em sua relação profissional com os pacientes, ressaltando características éticas e morais e suplementando a sua formação.


Palavras-chave


ensino; cirurgia; vivências