Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O ENSINO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Bruna da Silva Simões, Helen Cristine Albuquerque Bezerra, Karla Christina Bernardes, Stéfany Albuquerque Braga, Maicon de Araujo Nogueira, Hernou Oliveira Bezerra

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


O Suporte Básico de Vida (SBV) consiste em um conjunto de etapas e manobras executadas sequencialmente, que incluem avaliação e intervenção imediata em cada fase da Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). Um desfecho qualitativo da RCP depende de uma sequência lógica de procedimentos que pode ser sintetizada no conceito de corrente de sobrevivência; mnemônico composto por elos que refletem ações fundamentais a serem desenvolvidas, cujos impactos na sobrevida são significativos. O objetivo deste estudo foi analisar na literatura as evidências disponíveis sobre o ensino de Suporte Básico de Vida na graduação em Enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura (RIL). A busca foi realizada nas bases de dados PUBMED, LILACS e BDENF. Para a busca foram utilizados os seguintes descritores e operadores booleanos: PubMed - (education OR teaching OR knowledge AND retention AND Technological Development) Education, Nursing, Baccalaureate AND heart arrest OR cardiopulmonar resuscitation; LILACS e BDENF - educação AND suporte básico de vida AND bacharelato em enfermagem, possibilitando a localização de 69 artigos (38-PubMed, 13-LILACS e 18-BDENF). Foram elencados nove artigos completos para compor o corpus da RIL, publicados entre 2010 a 2016. Dos 9 artigos que constituíram o corpus da RIL, quatro tiveram como objetivo, analisar, avaliar, verificar e investigar o conhecimento teórico e desempenho da habilidade prática nas manobras de ressuscitação cardiopulmonar com uso do desfibrilador externo automático (DEA) no SBV; dois artigos buscaram desenvolver e avaliar um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) voltado para educação em enfermagem; um artigo analisou o conhecimento de estudantes de graduação em ciências da saúde em testes objetivos; e dois artigos compararam o impacto de programas de treinamento em RCP, em estudos quase experimentais com utilização de estratégia de ensino-aprendizagem do tipo antes e depois. CONCLUSÃO. A pesquisa possibilitou a construção de uma síntese do conhecimento científico produzido nos últimos seis anos acerca do ensino de SBV nos cursos de graduação em saúde com foco no curso de enfermagem. Os resultados apontaram grandes lacunas no conhecimento dos profissionais de saúde, fazendo-se necessário o desenvolvimento de pesquisas nesse campo, em especial estudos que enfoquem estratégias de ensino teórico práticas com uso de simulação, tendo em vista que estas são capazes de trazer impactos reais nos conhecimento e habilidades dos profissionais.


Palavras-chave


Ensino; Graduação em enfermagem; Suporte básico de vida.