Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Estágio em Medicina Preventiva e Social na Formação de Acadêmicos da Universidade Federal do Amazonas
Irma Csasznik, Luiza Pimenta Suman, Wilderi Sidney Gonçalves Guimarães, Regismeire Viana

Última alteração: 2018-06-07

Resumo


Apresentação: Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina de 2014, preza-se pela formação de um profissional preparado para atuar em diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, dentre diferentes outras características. Diante desse cenário e, para contemplar o conteúdo abrangente de Saúde Coletiva na formação do acadêmico de Medicina, na Universidade Federal do Amazonas(UFAM) é determinado um período de 4 meses e 2 semanas (140h) de Estágio em Medicina Preventiva e Social, durante os 2 anos de internato do curso.

Durante tal estágio, os alunos passam por um período de treinamento teórico, abordando detalhes e experiências profissionais da Atenção Básica, seguido de uma distribuição de duplas de alunos entre unidades desse nível de atendimento em diferentes zonas da cidade de Manaus, durante aproximadamente 60 dias, sob supervisão de um profissional de nível superior em cada unidade, previamente compromissado e ciente do estágio. Em uma terceira fase, os alunos são distribuídos entre unidades de Atenção Básica do interior do estado do Amazonas, mediante sorteio e conhecimento da Secretaria de Saúde de cada Município.

Dessa forma, busca-se relatar brevemente a vivência de duas internas de Medicina da UFAM, atualmente cursando o referido módulo de estágio.

Desenvolvimento do Trabalho:As alunas passaram pelo período de treinamento teórico na universidade, assistindo aulas ministradas por professores médicos e não médicos da faculdade, atuantes na Atenção Básica do estado, além de convidados, agentes de saúde, gestores, enfermeiros e médicos de família e comunidade, que além de relatarem realidades enfrentadas, compartilharam conhecimentos específicos da área, inerentes a formação, a fim de preparar as alunas para um cenário em que futuramente devem estar habilitadas a atuar. Já na segunda fase do estágio, a dupla foi destinada à Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) N-53, situada no Bairro Nova Cidade, na Zona Norte da cidade, periferia do município, onde puderam acompanhar a rotina de todos os profissionais atuantes na Estratégia Saúde da Família, tanto dentro da unidade quanto em visitas domiciliares e em uma instituição participante do Programa Saúde na Escola, onde realizaram testes de acuidade visual em diversas turmas de alunos. No interior da unidade, ambas tiveram oportunidade de palestrar em sala de espera acerca de temas do Outubro Rosa, Novembro Azul e sobre intoxicações exógenas. Também participaram de atendimentos supervisionados diariamente pelo médico do Programa Mais Médicos e pela enfermeira da unidade, como consultas de pré-natal, realização de testes rápidos, coletas de preventivo, atividades em sala de procedimentos e atendimentos em geral. Além disso, foram instruídas quanto ao preenchimento de produções de atendimentos, notificações à Vigilância em Saúde e estratificações de risco de pacientes diabéticos e hipertensos.

Já na fase do interior, a dupla se dirigiu ao município de Itacoatiara, que conta com aproximadamente 100.000 habitantes, distante 271km de Manaus,entre 11 de dezembro de 2017 e 9 de fevereiro de 2018. Mais especificamente, as acadêmicas foram destinadas a acompanhar os serviços da unidade básica de saúde Santo Antônio, em uma área periférica da zona urbana de Itacoatiara, onde coexistem três equipes de saúde. No primeiro dia da dupla no município, foram apresentadas várias instituições, como a Secretaria Municipal de Saúde, onde foram devidamente recebidas e orientadas quanto a composição e funcionamento do sistema de saúde no município, além de seu sistema de referência e contra referência com a capital, para que então dessem início às suas atividades. Dentre as outras instituições, foram visitados o Centro de Atenção Psicossocial, Hospital Pronto Socorro Regional, Centro de Especialidades Médicas e o Centro de Especialidades Odontológicas, além de três Unidades Básicas de Saúde da Família. A partir do segundo dia, as alunas se revezaram na unidade a que foram destinadas entre os três médicos que compõem as equipes, entre períodos de atendimento e visitas domiciliares dos tipos programada e casa-a-casa – onde mais interagiram com os outros membros da equipe de saúde. Participaram, ainda, de ações do Dezembro Vermelho, mês em que é realizada a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, onde atuaram na etapa de pré-aconselhamento e testes rápidos, além de outras ações de saúde realizadas em feiras municipais, escolas públicas e centros de convivência.Em outra oportunidade, foi visitado o Setor de Abastecimento de Água e Esgoto do município, onde receberam explicações acerca da exploração, captação, tratamento e distribuição da água local, além de informações acerca do tratamento de esgoto que existe apenas na Comunidade Jacarezinho, próxima ao município.

Durante dois dias, as acadêmicas puderam, também, acompanhar o serviço de atendimento médico da unidade básica de saúde Maria da Paz Litaiff, uma das unidades de atendimento exclusivo para usuários moradores da área rural de Itacoatiara e ribeirinhos, realizando também visitas por meio fluvial.

Resultados e/ou impactos:A partir de todas essas experiências, brevemente relatadas, sobre o período de estágio até o momento, foi possível perceber a riqueza de conhecimento adquirido tanto da interação com uma equipe multiprofissional, proporcionada a partir de múltiplas experiências em tempo prolongado de imersão prática, quanto da interação com realidades sócio-econômico-culturais e geográficas tão heterogêneas, as quais refletem o próprio estado do Amazonas. Vale ressaltar que as alunas não tiveram contato tão próximo e frequente com a Atenção Básica e com os profissionais que a compõem até iniciarem o referido módulo de Medicina Preventiva e Social, já no quinto ano do curso. Importante também destacar que os alunos nos municípios do interior não ficam restritos a unidade de saúde a que são destinados, pois é recomendado que a dupla faça visitasem outras unidades de saúde da rede para conhecer seu funcionamento.

Considerações Finais: Sem dúvidas, uma experiência única na graduação para aprendizado teórico-prático acerca de Saúde Coletiva e funcionamento da Atenção Primária no estado do Amazonas proporcionada pela Universidade Federal do Amazonas aos acadêmicos de Medicina, quiçá exemplo de estágio a ser reproduzido por outras instituições nacionais, adequadas às realidades locais de cada região. Nesse cenário, inclusive, se pode considerar oportunidade ímpar a fim de cumprir metas da Diretriz Curricular Nacional, ao mesmo tempo que prepara os acadêmicos para uma realidade em que poderão atuar após a conclusão do curso.


Palavras-chave


Internato e Residência; Saúde Pública; Atenção Primária à Saúde.