Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Estudantes Universitários em tempos de políticas indutoras: o Pet-Saúde sob o olhar da literatura
Patrícia Danielle Feitosa Lopes Soares, Sylvia Helena Souza da Silva Batista

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: considerando as mudanças no contexto de formação de profissionais da área da saúde ao longo dos anos, no intuito de acompanhar a necessidade de atendimento às demandas de saúde da população, ressalta-se o potencial do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), enquanto política indutora, para concretizar desafios para a formação em saúde no país. Objetivou-se descrever o que a literatura aborda acerca do potencial do PET-Saúde enquanto política indutora para a formação no que diz respeito ao estudante, conforme publicações científicas no período de 2013 a 2017. Método: as produções foram selecionados a partir de publicações indexadas na base de dados LILACS, através dos descritores: Estudantes AND Políticas Indutoras, Estudantes AND Pet-Saúde. Optou-se por incluir artigos completos, em português e, que tivessem relação com a temática, no período de 2013 a 2017. Mediante a busca realizada através dos cruzamentos dos descritores foram encontrados 140 artigos. Após estabelecidos os critérios de inclusão os estudos pré-selecionados foram organizados, totalizando 46 produções. Realizou-se a leitura dos títulos e resumos das publicações, sendo 27 artigos excluídos por não estarem relacionados ao foco definido para este estudo. Após uma leitura minuciosa das publicações, 13 compuseram o banco de dados para análise e discussão. Resultados: o PET-Saúde, no contexto das políticas indutoras, vem desenvolvendo uma importante história de incentivo às mudanças curriculares a nível nacional, sendo capaz de contribuir para novas formas de interação entre os cursos e atores envolvidos. As experiências compartilhadas entre os estudantes e preceptores parecem beneficiar os discentes os aproximando do universo da educação no e para o trabalho. O desenvolvimento e resultados do PET-Saúde no país ao longo dos anos, emergiram nos estudos, tanto as potencialidades como os entraves do programa foram destacados por diversos autores a nível nacional. Como aspectos positivos foram identificadas: a iniciação profissional dos estudantes, a efetivação de algumas metas e propostas do PET-Saúde, o fortalecimento das práticas de ensino-serviço, a indução ao trabalho interprofissional e interdisciplinar, as necessidades do SUS, e a visão crítica dos estudantes em relação à realidade do serviço e às necessidades de saúde da população; no âmbito das dificuldades emergiram a existência de currículos engessados, a difícil aceitação dos profissionais dos serviços, incompatibilidade de horários entre estudantes e preceptores, escassez de recursos, acúmulo de atividades profissionais por parte dos tutores e conflitos de horários dos estudantes devido diversas atividades a serem conciliadas. Considerações finais: foi possível evidenciar benefícios do PET-Saúde com ênfase ao aprendizado mutuo entre acadêmicos, preceptores e docentes tutores, permitindo o crescimento profissional, institucional, técnico-científico e pessoal de todos os participantes.


Palavras-chave


Estudante. Formação Profissional. Educação Superior