Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A importância das vivências práticas no serviço de saúde para a graduação
Sofia Barcelo Oliveira, Pedro Toteff Dulgheroff, Fernanda Oliveira Magalhães, Veruska Vitorazi Bevilacqua

Última alteração: 2018-05-30

Resumo


Apresentação: Este trabalho trata-se de um relato de experiência de uma graduanda de medicina que, através do PET-Saúde/GraduaSUS, realizou vivência de férias em uma Unidade de Saúde na cidade de Uberaba - MG. O objetivo é evidenciar o quão importante a realização dessa experiência contribuiu para a concretização de conceitos diversos relacionados à saúde e para a formação de pensamentos e reflexões críticas em relação às situações vivenciadas pela população. Contribuiu ainda para ampliar a compreensão da relevância contexto pessoal e familiar e a necessidade de aprofundar-se nas questões relativas à gestão em saúde, entre outros.

Desenvolvimento do trabalho: A estudante frequentou uma Unidade de Saúde Rural durante vinte e um dias no mês de julho de 2017. Além de acompanhar consultas, realizou visitas domiciliares, observou procedimentos e participou das atividades de educação continuada. Teve a oportunidade de conversar com todos os integrantes da equipe sobre os mais diversos assuntos, como, por exemplo, a diferença existente entre a realidade vivenciada e a teoria do Sistema Único de Saúde (SUS), as potencialidades e fragilidades do SUS, os pontos que necessitam de melhorias, as falhas na gestão, entre outros aspectos.

Resultados e/ou impactos: Esta experiência oportunizou o conhecimento dos problemas e desafios enfrentados pelos profissionais da unidade para fornecer o melhor atendimento às pessoas, apesar das intempéries que os usuários do sistema passam diariamente para conseguir cuidar de si mesmos e de suas famílias. A vivência teve um impacto muito significativo na forma da acadêmica pensar e ver as diversidades do SUS e revelou como a saúde de cada indivíduo está entrelaçada a diversas realidades que não podem ser dissociadas ou esquecidas, pois, são constantes influenciadoras, diretas ou indiretas, da vida de cada um.

Considerações finais: A acadêmica pode perceber que para a formação de um médico generalista capacitado para atuar atenção primária à saúde é necessário não apenas aprender a teoria através de aulas expositivas, ou conhecer apenas a técnica dos procedimentos. É de suma importância conhecer a realidade como ela é e, sobretudo, saber lidar com ela, com desenvolvimento de reflexão crítica e atitudes proativas, a fim de conseguir melhorias concretas na formação de profissionais capacitados e, acima de tudo, cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.


Palavras-chave


Educação em saúde