Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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EDUCAÇÃO PERMANENTE EM AIDPI NEONATAL COM ENFERMEIROS DO DSEI PARINTINS/AMAZONAS: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA
Rodrigues Ferreira de Souza, Anne Patrícia Fernandes Torres, Carla Alves de Lemos, Greice Nara Viana dos Santos, Katiuscia Matos Costa Cruz, Tsiiary Duarte Pereira

Última alteração: 2018-06-05

Resumo


Apresentação: A Educação Permanente em Saúde pode ser definida como o conjunto de estratégias desenvolvidas em conjunto para construção de novas práticas em saúde e na enfermagem. Partindo deste contexto, o presente relato tem por objetivo descrever como ocorreu a aplicação da educação permanente em Atenção Integral a Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) Neonatal com enfermeiros do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) em Parintins/Amazonas. Desenvolvimento/Descrição da experiência: Trata-se de um relato de experiência sobre o desenvolvimento da educação permanente realizada com enfermeiros que trabalham no DSEI de Parintins/Amazonas realizados nos dia 30, 31 de outubro e 01 de novembro de 2017. A temática foi solicitada pela Coordenadora do Programa de Saúde da Criança e Saúde da Mulher que busca melhorar os indicadores de saúde materno e neonatal dos povos indígenas do referido distrito. Para aplicação da educação permanente e alcance dos objetivos proposto pelo facilitador foi utilizado os recursos materiais e de mídia, a saber: data show para exposição de slides, vídeos, imagens, pré-teste e pós-teste, apostila e manual de quadro do AIDPI Neonatal, construção de peças de teatro, dinâmicas em grupo e avaliação da educação com um questionário estruturado pelo facilitador. Resultados e/ou impactos: Considerado um curso de aprimoramento, atualização em saúde materno e neonatal, a AIDPI neonatal é uma estratégia que fornece ferramentas para o profissional atuar na assistência a mulher e ao neonato. No primeiro dia do curso foi apresentado todo perfil epidemiológico da saúde materno e neonatal no contexto brasileiro, assim como dos povos indígenas e aplicação do pré-teste conforme orienta o caderno do facilitador. Neste mesmo dia foi proposto a construção de grupos para desenvolvimento de peças de teatro para apresentação no último dia. No segundo dia foi exposto em slide e vídeos o manual AIDPI neonatal e manual de quadros, roda de conversa sobre relatos de caso na aldeia e aplicação de exercícios. No terceiro e último ficou destinado à realização de uma estação sobre parto e nascimento e reanimação neonatal como preconiza o manual AIDPI e apresentação dos 4 grupos com peças de teatro por eles elaborados. Ao final foi distribuído um instrumento que avalia a qualidade do curso. O grau de satisfação pontuado pelos enfermeiros ficou registrado como um curso de excelência e de extrema importância para sua assistência aos povos indígenas. Considerações Finais: A redução dos indicadores de morbimortalidade materno infantil/neonatal vem sendo discutido no cenário das politicas públicas de saúde. No contexto da saúde dos povos indígenas alguns fatores como cultura, crenças, costumes e valores ainda interferem no processo de saúde-doença. Portando, a educação permanente possibilita a construção de novos saberes pelos profissionais que dão assistência aos povos indígenas, possibilitando criar estratégias para alcançar seus objetivos.


Palavras-chave


Educação Permanente; Saúde da Criança; Saúde Indígena