Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Vivências interdisciplinares no PETGRADUA-SUS em uma Unidade Básica de Saúde da Família em Manaus – Amazonas
janaina ruiz dos santos, Salyme El Kadi, Ivanildo sousa azevedo, Wilderi Sidney Gonçalves Guimarães

Última alteração: 2018-05-30

Resumo


Apresentação

Uma parceria entre o Ministério da Educação e Cultura e o Ministério da Saúde instituiu o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde na Atenção Básica, a fim de fomentar grupos de aprendizagem tutorial, em áreas estratégicas no Sistema Único de Saúde, ainda durante a graduação. A Atenção Básica é a porta de entrada preferencial da população no sistema de saúde, onde ocorrem ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde propiciando vínculo, afetividade e confiança entre comunidade e equipe de saúde. Neste trabalho relata-se as experiências iniciais de concretização do programa, desenvolvido por acadêmicos, sob supervisão indireta de dois tutores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e supervisão direta de seis preceptores de uma UBSF da cidade Manaus.

Desenvolvimento do trabalho

Trata-se de relato de experiência de estudantes de medicina(2), de enfermagem(1), de educação física (1) e fisioterapia (1) ,por meio do PETGRADUA-SUS, ocorrido no período de maio de 2016 a dezembro de 2017, na Unidade Básica de Saúde Josephina de Melo, localizada na zona leste de Manaus.A unidade possui um Núcleo de Apoio e três equipes de Estratégia Saúde da Família. As atividades acadêmicas semanais se iniciaram por meio de observações dos ambientes físicos da unidade, da rotina dos profissionais e do território. Em paralelo a isso, os acadêmicos atualizaram o diagnóstico situacional da unidade. Para conhecer melhor o perfil epidemiológico da população e auxiliar na formulação de estratégias direcionadas às necessidades locais. O segundo momento foi marcado pela criação e implementação do plano de ação, objetivando qualificar o cuidado a partir de ações voltadas à integração ensino-serviço-comunidade. Isto propiciou momentos de diálogo entre os estudantes, preceptores e tutores, com os servidores e com a comunidade, permitindo a apresentação do diagnóstico situacional, rodas de conversa sobre saúde ocupacional, a implementação da educação permanente, entre outras.

Resultados

A partir da integração ensino-serviço-comunidade e da Multidisciplinaridade, foi possível perceber a riqueza da experiência, tanto para os estudantes ainda em processo de formação, quanto para os profissionais que atuam no serviço. Os primeiros puderam se preparar, com antecedência, para o mercado de trabalho da saúde pública, ao se depararem com a realidade social e de trabalho na Atenção Básica, buscando colocar em prática o aprendizado trazido da universidade. Por outro lado, os profissionais de saúde tiveram uma oportunidade única para aprimorar seus conhecimentos e práticas, tendo em vista a necessidade de mostrar atendimentos adequados aos acadêmicos e também por consequência da implementação da educação permanente na unidade.

Considerações finais

O programa disponibilizou e desvelou aos acadêmicos, situações do cotidiano dos usuários da saúde pública, que não podem ser ,e não foram, reproduzidas dentro da universidade. Permitiu, ainda, a possibilidade de aprender dentro de um campo de práticas e saberes amplos, o que oportunizou a intervenção e o desenvolvimento de uma série de habilidades, além de uma postura mais respeitosa e empática aos valores pessoais e culturais de cada usuário, proporcionada pela integração ensino-serviço-comunidade associado à multidisciplinaridade.

 

 


Palavras-chave


Vivência;formação profissional;Atenção Básica;Integração ensino-serviço-comunidade.