Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Formação de profissionais de saúde em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho – um tema em construção em diálogo entre a academia e os movimentos sociais
Gislei siqueira knierim, Andre Luiz Dutra Fenner, jorge Mesquita Huet Machado, Leandro Araújo da Costa, Bianca Coelho Moura, Augusto Cezar Dalchavion

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


A organização dessa formação de profissionais de saúde, Curso de Especialização em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho e modalidade Curso Livre acontece de forma articulada entre a Rede de Médicos e Médicas Populares das sessões do Ceará e de Pernambuco com o Programa de Promoção à Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília visando realizar um curso de lato sensu para a capacitação de trabalhadores da saúde para atuarem nos territorial produzindo melhoras para a população na construção de territórios saudáveis e sustentáveis (TSS), especialmente na região do semiárido brasileiro. A mesma tem como objetivos contribuir na qualificação e fomento do debate de novos conhecimentos e saberes, especialmente na construção dos Territórios Saudáveis e Sustentáveis no campo da promoção e vigilância em saúde, ambiente e trabalho na perspectiva da implantação das Políticas Nacionais de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora visando o fortalecimento do Sistema Único de Saúde –SUS e suas relações intersetoriais e práticas participativas de base territorial.

Para dar operacionalidade ao processo formativo constituiu-se uma coordenação pedagógica compartilhada entre a rede de médicos e médicas populares e as unidades da Fiocruz Brasília, Pernambuco e a Escola Joaquim Venâncio, que acompanha todas as etapas, desde a concepção e elaboração da proposta educativa e agora na operacionalização da mesma, com diferentes atribuições e responsabilidades como exemplo a certificação que será dada pela Escola Fiocruz de Governo (EFG).

O curso utiliza-se da pedagogia da alternância em que o processo está organizado em tempo presencial e tempo comunidade. O período presencial está estruturado em tempos educativos (sala de aula, leitura, organização em núcleos e cultural), nesses tempos educativos se trabalha com diversas metodologias e linguagem( música, filmes, cordel, arte, mística), orientações de leituras(literatura brasileira e latino-americana, clássicos do pensamento brasileiro, produções técnicas),  todos com um intencionalidade pedagógica clara e objetiva que na articulação deles constitui o  processo de formação integral desejado que vai para além da técnica chegando na politecnia na integração do sujeito no mundo. A sua organização curricular compreende 3 ciclos formativos estruturantes, composto de 12 módulos com atividades presenciais e tempo comunidade, e que têm a proposta de compartilhar saberes entre pessoas vinculadas ao debate de saúde, do meio ambiente e o mundo do trabalho. Além dos militantes de diversos coletivos de movimentos sociais, participam também profissionais, estudantes e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Os módulos do curso acontecem uma vez por mês, e estão em estágios de desenvolvimento diferentes em cada localidade (Fortaleza e Caruaru) onde se desenvolve os cursos. Os ciclos buscaram dar uma formação ampla e abrangente aos participantes no sentido de desenvolver um pensamento crítico e reflexivo no campo de entendimento do processo de desenvolvimento econômico e social, formação do povo brasileiro e  determinação social da saúde; a perspectiva histórica e epistemológica de formação do sistema de saúde brasileiro com a produção de métodos e processos de trabalho na execução de políticas públicas de saúde, especialmente as destinadas a produção de equidade na população; e por último no aprendizado de trabalhar com a promoção e vigilância em saúde de base territorial para dar respostas efetivas, eficazes e eficiente na produção de melhorias e bem estar para a população brasileira.

Além das disciplinas, os participantes deverão cumprir a realização de portfólios sobre seu processo de ensino-aprendizagem vivenciados durante todo processo formativo, um projeto de intervenção junto à comunidade de base territorial que produzam ações de promoção e vigilância à saúde, ambiente e trabalho realizado de forma coletiva que busquem resolver problemas persistentes na população atendida pelo sistema de saúde; assim como de um trabalho de conclusão de curso (TCC) individual sobre uma temática específica ou sobre seu processo formativo. Vale a pena ressaltar que esse processo formativo também vem sendo oferecido em formato de cursos livres, a sujeitos interessados que não possuem os requisitos legais de participar como especializando, uma ação que busca a integração de outros trabalhadores que seriam até então excluídas desse processo de formação são cerca de 40 profissionais nesta situação que fazem a diferença, pois trazem a realidade e a complexidade do cotidiano e da vivência nos territórios, assim como enfatizam a necessidade da integração das ações dos diversos profissionais da saúde na resolução de demandes da população. Grande parte desses participantes de cursos livres são de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e lideranças comunitárias, essa ação busca a quebra de paradigmas entre os profissionais de saúde, assim como no sentido de trazer os educandos na prática diária de resolução de demandas da comunidade.

Os dois cursos contarão com a formação final de mais de 100 especializandos nesse tema, produzindo cerca de 40 projetos de intervenção que poderão serem replicados e adaptados por outros profissionais na solução dos problemas de saúde nos territórios. Esses projetos de intervenção trabalham com diferentes abordagens como: da produção de uma agricultura agroecológica, melhoras de processos de trabalho das unidades de saúde da família, formação de conselheiros de saúde, promoção de saúde em jovens de movimentos populares, redução de riscos, saúde Mental, gênero, populações em situação de vulnerabilidade, saneamento rural para assentamentos na busca por soluções adequadas no momento que o país recepciona o Plano Nacional de Saneamento Rural (PNSR). Esses projetos contam com a supervisão de tutores locais que fazem uma orientação dos projetos no território que vem sendo desenvolvidos, e com o acompanhamento da coordenação pedagógica do curso. A coordenação pedagógica do curso é realizada de forma compartilhada entre a rede de médicos e médicas populares e as unidades da Fiocruz Brasília e Pernambuco, sendo que a certificação será dada pela Escola Fiocruz de Governo (EFG).

Essa formação é uma busca de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), numa perspectiva de resignificar a compreensão da saúde a partir da Determinação Social da Saúde e desenvolver um estilo de pensamento alicerçado na saúde coletiva, com a organização de ações e respostas no campo da promoção e vigilância em saúde, ambiente e trabalho de base territorial.


Palavras-chave


Formação, promoção, vigilância, saúde, ambiente e trabalho