Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-16
Resumo
A educação permanente constitui um diferencial profissional independente da categorização profissional e refere-se a qualquer natureza e ou modalidade de aquisição e ampliação de conhecimentos relacionados a uma temática.A qualificação profissional e a educação permanente passam a integrar a realidade diária dos profissionais em saúde, entretanto estas terminologias possuem conceitual interrelacionados e integrativos.O núcleo de pesquisa científica corresponde à reunião de um grupo de pessoas com finalidade de investigação conjunta a cerca de linhas de pesquisa estabelecidas e configura uma modalidade de educação permanente e qualificação profissional principalmente por permitir expandir os saberes teóricos, práticos e cientificos de seus participantes. O objetivo deste estudo relacionar e dimensionar a instalação de núcleos de pesquisa cientifica como forma de diferencial e qualificação profissional.Trata-se de um relato de experiência e revisão de literatura a partir da associação de publicações cientificas originadas de bases de dados indexados como Scielo,Pubmed,Bireme,Medline e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) contemplando relato de casos, grupos de pesquisas, pesquisas de campo, revisões sistemáticas de literatura e revisões bibliográficas;os descritores utilizados foram :educação permanente,núcleo de pesquisa e qualificação profissional. O período de desenvolvimento do estudo foi de outubro à dezembro de 2017.O perfil do profissional de saúde exige constantes renovações preconizando adequar-se à evolução tecnológica e a necessidade de diferencial profissional. Os núcleos de pesquisa científica caracterizam-se por ser espaços que reúnem pessoas por excelência e que objetivam desenvolver a curiosidade científica e o espírito investigativo, instigando a busca e a formulação de hipóteses acerca de um tema. Os membros integrantes de um núcleo de pesquisa não somente ampliam os horizontes de conhecimento teórico quanto absorvem e disseminam as experiências dos demais através do estabelecimento do debate e do contato interpessoal durante as reuniões a serem realizadas. As linhas de pesquisa pré-determinadas na constituição do núcleo de pesquisa estabelecem um ponto norteador de temática, entretanto como a ciência está em constante evolução e proporciona a resolução de problemáticas que afligem a sociedade como um todo o conhecimento se amplia diariamente e a educação atua como fator estruturador e transformador de realidades e cotidianos.Na atualidade, a educação continuada e permanente tem sido apontada como essenciais para a qualidade da assistência à saúde e vital para a qualificação de vida de uma população, tanto aos que prestam assistência como aos que são assistidos. Os conhecimentos científicos associados à vivência prática contribuem no enriquecimento profissional e pessoal, assim o profissional de saúde integrante de um núcleo de pesquisa passa a carregar consigo as vivências práticas aliadas à teoria. As experiências de vida prática compartilham muito mais que impressões pessoais confrontam conceitos e possibilitam colocar cada individuo na realidade do outro, propiciando o amadurecimento intelectual e instigando a busca pessoal, qualificação profissional dos e a educação permanente.