Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
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Metodologias ativas aplicadas no ensino da Hematologia
Última alteração: 2018-01-22
Resumo
Apresentação: Historicamente, a educação passou por transformações relevantes, com um esforço atual para que ela seja cada vez mais centrada no estudante, à medida em que o educador age somente intervindo e conciliando os conhecimentos envolvidos. As metodologias ativas de ensino-aprendizagem compõem o tipo ideal e atual de pedagogia crítica, sendo capazes de incitar e complementar o ensino médico. O objetivo desse relato é salientar como as metodologias ativas efetuadas por acadêmicos de Medicina durante as aulas de Hematologia são capazes de instruir e facilitar o aprendizado. Desenvolvimento do trabalho: Conforme previsto pelo plano de ensino da disciplina, os acadêmicos se dividiram em quatro grupos e ficaram responsáveis pela exposição de assuntos importantes da Hematologia, utilizando métodos de aprendizagem ativa. Todos os grupos solicitaram estudo prévio, expuseram o tema e, em seguida, aplicaram as metodologias ativas criadas. O grupo responsável pelo tema de leucemias crônicas realizou teatros de casos clínicos que deveriam ser resolvidos pelo restante da turma nos moldes do exame estruturado de habilidades clínicas (OSCE); o conteúdo de anemia ferropriva foi abordado por meio de um jogo de perguntas e respostas, nas quais os alunos foram sorteados por meio de balões semelhantes a hemácias; o grupo de leucemias agudas confeccionou um hipertabuleiro, solicitando que os participantes se posicionassem, lançassem um dado gigante e respondessem perguntas sobre os casos clínicos exibidos; por último, uma adaptação do game show brasileiro “Mega Senha” foi a escolha para o ensino de linfomas. Responsáveis pela disciplina mediaram as atividades e solicitaram relatórios dos acadêmicos após cada aula. Resultados: Todos os grupos obtiveram êxito na elaboração de metodologias de aprendizagem ativa e na exposição satisfatória dos temas, conseguindo participação dos outros acadêmicos. Como as atividades envolviam indiretamente testes de conhecimentos sobre os conteúdos abordados, constatou-se que a turma aprendeu sobre diferentes aspectos das doenças, como etiologias, clínicas, diagnósticos, diagnósticos diferenciais e tratamentos. Além disso, foram salientadas a utilização do raciocínio clínico, a humanização médica e a ponderação durante a utilização dos recursos do SUS com os exames solicitados. Considerações finais: A realização de metodologias ativas no ensino da Medicina deve permitir a participação ativa dos acadêmicos na construção do conhecimento, de uma forma interativa e lúdica, apresentando maiores produtividade e fixação do conteúdo.
Palavras-chave
educação médica; hematologia; modelos educacionais