Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Metodologias ativas aplicadas no ensino da Hematologia
Elyson Enrique Campos de Moraes, Elizabeth Nogueira de Andrade, Izaias Gomes da Silva Junior, Juliana Rabelo Balestra, Júlio Bandeira de Melo Arce Filho, Luana Sanches da Costa, Luciana Costa Pinto da Silva, Marineide Santos de Melo

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Apresentação: Historicamente, a educação passou por transformações relevantes, com um esforço atual para que ela seja cada vez mais centrada no estudante, à medida em que o educador age somente intervindo e conciliando os conhecimentos envolvidos. As metodologias ativas de ensino-aprendizagem compõem o tipo ideal e atual de pedagogia crítica, sendo capazes de incitar e complementar o ensino médico. O objetivo desse relato é salientar como as metodologias ativas efetuadas por acadêmicos de Medicina durante as aulas de Hematologia são capazes de instruir e facilitar o aprendizado. Desenvolvimento do trabalho: Conforme previsto pelo plano de ensino da disciplina, os acadêmicos se dividiram em quatro grupos e ficaram responsáveis pela exposição de assuntos importantes da Hematologia, utilizando métodos de aprendizagem ativa.  Todos os grupos solicitaram estudo prévio, expuseram o tema e, em seguida, aplicaram as metodologias ativas criadas. O grupo responsável pelo tema de leucemias crônicas realizou teatros de casos clínicos que deveriam ser resolvidos pelo restante da turma nos moldes do exame estruturado de habilidades clínicas (OSCE); o conteúdo de anemia ferropriva foi abordado por meio de um jogo de perguntas e respostas, nas quais os alunos foram sorteados por meio de balões semelhantes a hemácias; o grupo de leucemias agudas confeccionou um hipertabuleiro, solicitando que os participantes se posicionassem, lançassem um dado gigante e respondessem perguntas sobre os casos clínicos exibidos; por último, uma adaptação do game show brasileiro “Mega Senha” foi a escolha para o ensino de linfomas. Responsáveis pela disciplina mediaram as atividades e solicitaram relatórios dos acadêmicos após cada aula. Resultados: Todos os grupos obtiveram êxito na elaboração de metodologias de aprendizagem ativa e na exposição satisfatória dos temas, conseguindo participação dos outros acadêmicos. Como as atividades envolviam indiretamente testes de conhecimentos sobre os conteúdos abordados, constatou-se que a turma aprendeu sobre diferentes aspectos das doenças, como etiologias, clínicas, diagnósticos, diagnósticos diferenciais e tratamentos. Além disso, foram salientadas a utilização do raciocínio clínico, a humanização médica e a ponderação durante a utilização dos recursos do SUS com os exames solicitados.  Considerações finais: A realização de metodologias ativas no ensino da Medicina deve permitir a participação ativa dos acadêmicos na construção do conhecimento, de uma forma interativa e lúdica, apresentando maiores produtividade e fixação do conteúdo.

Palavras-chave


educação médica; hematologia; modelos educacionais