Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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ACREDITAÇÃO PEDAGÓGICA: O OLHAR EXTERNO SOBRE CURSOS LATO SENSU
Ondina Maria Chagas Canuto, Rosa Maria Pinheiro Souza, Adriana Cavalcante de Aguiar

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Acreditação Pedagógica (AP) é um dispositivo de verificação interna e externa e uma forma pactuada de gerenciamento coletivo da qualidade, adotada para avaliar cursos Latu Senso em Saúde Pública pela ABRASCO. Orienta-se por agregar reconhecimento social a cursos oferecidos por instituições formadoras, apoiada em um Referencial de Qualidade, observando três dimensões: gerencial, pedagógica e infraestrutura. Instituições formadoras brasileiras seguem um rito que envolve a autoavaliação e a avaliação externa, a qual inclui visita in loco, realizada por uma equipe de três avaliadores. O papel dos avaliadores externos envolve aspectos técnicos, pedagógicos e metodológicos que consistem na leitura previa dos documentos institucionais e do Relatório de Autoavaliação, assim como planejamento conjunto da visita, que deverá envolver gestores, coordenação do curso, docentes, discentes e egressos. Reuniões, entrevistas e visita às instalações da instituição formadora permitem observar os processos organizativos da instituição e do curso em avaliação, possibilitando um cruzamento de dados. Assim, conclui-se com elaboração de Relatório de avaliação, que inclui a conformidade com padrões referenciais, análise do perfil de fortalezas e fragilidades e sugestões de melhoria da qualidade. O Relatório é submetido ao Comitê de Acreditação da Agência Nacional de Acreditação Pedagógica vinculada à ABRASCO, para considerações, análise e emissão de parecer. Com efeito, a avaliação externa realizada em seis cursos identificou mobilização e envolvimento de seus atores, considerando-os sujeitos ativos na construção da trajetória da qualidade, valorizando a riqueza dos desafios locais e de suas ofertas formativas para o SUS.

Palavras-chave


Acreditação Pedagógica; Saúde Pública; Formação em Saúde