Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-25
Resumo
Apresentação: Processo de Formação em Saúde Multiprofissional que integra estudantes de medicina, residentes da Residência Multiprofissional e médica em Saúde da Família e Psiquiatria. Integração com comunidades, movimentos sociais populares, sindicatos de trabalhadores, conselhos de saúde, escolas públicas e intercâmbio internacional.
Desenvolvimento e Método: No desenvolvimento do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, junto com os Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade e de Residência Médica em Psiquiatria da Universidade Federal da Fronteira Sul acontecem Seminários mensais integrados. Cada Seminário Integrado traz as reflexões a partir de casos clínicos reais que acontecem no cotidiano do SUS. Além disso, foi oportunizado momentos de vivências integrados entre esses residentes e estudantes de medicina, através do Componente Curricular de Saúde Coletiva, em Comunidades Indígenas, Quilombolas, de Assentamentos de Reforma Agrária, de periferia Urbana, com grupos e movimentos Negros, de Mulheres e de população LGBTT, grupos de cegos, surdos e com deficiências físicas. Além disso, foram realizadas ações integradas de intercâmbio com estudantes de medicina da Universidade de Bolonha-Itália e de interação com sindicatos dos trabalhadores metalúrgicos, da saúde, da educação e bancários; movimentos como movimento de mulheres camponesas, movimento de trabalhadores rurais sem terra e do movimento de luta pela moradia, conselho municipal de saúde e estudantes e professores (as) de escolas públicas de Passo Fundo e região norte do Rio Grande do Sul. Essas ações fazem parte de Programa de Extensão em Cultura em Educação Popular em Saúde.
Resultados: As vivências pedagógicas integradas com a diversidade de estudantes, residentes, trabalhadores (as) e diferentes grupos, sindicatos e movimentos sociais populares vem contribuindo para a formação multiprofissional, inserida no SUS, nos serviços, territórios e nas comunidades, assim como, possibilitando ações de promoção e educação em saúde de forma intersetorial e interdisciplinar.
Considerações Finais: O processo pedagógico integrado entre residentes médicos e da multiprofissional em saúde com estudantes de medicina, de ensino médio e profissionalizante, docentes, lideranças populares, comunidades e profissionais dos serviços de saúde vem sendo produtora de novos conceitos, de ressignificação e aprofundamento a partir da práxis, rompimento de preconceitos, construção de vínculos com comunidades, fortalecimento de ferramentas de trabalho multiprofissional e de novos desafios para o ensino, a pesquisa e a extensão de forma integrada.