Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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ENFERMAGEM PROMOVENDO EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO RURAL
Carlos Eduardo Bezerra Monteiro, Francisca Moreira Dantas, Firmina Hermelinda Saldanha Albuquerque, Priscilla Mendes Cordeiro, Abel Santiago Muri Gama

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação: A região Amazônica é vista como a biodiversidade como a biodiversidade da flora e fauna, uma grande fonte de recursos naturais a ser explorada, essa visão é a mais comum nos meios de comunicação, que mostra apenas o quadro natural, a selva que precisa ser vencida, com moradores extremamente exóticos onde homem e natureza convivem em harmonia. Diante dessa realidade, é notável a ausência de políticas públicas voltada para atender a demanda de tais populações, principalmente nas áreas de saúde, educação e até mesmo na área ambiental e conservação de recursos naturais e hídricos. A Saúde das Populações Amazônicas é um assunto que ainda não atinge sua grande proporção, principalmente, por se tratar da vasta área territorial que contém e as dificuldades de acesso que nela existem, para poder abranger todas as residências ribeirinhas. A formação de um profissional de enfermagem para o mercado de trabalho não pode ser marcada apenas pela teoria, é preciso que o aluno conheça o seu espaço de atuação e é o estágio que permite a vivência da realidade que pode enfrentar durante a execução de sua profissão, possibilitando a expansão dos conhecimentos, associando a teoria adquirida com a prática. O estudo objetiva relatar a experiência vivenciada durante as atividades de prática de campo da disciplina Saúde das Populações Amazônicas nas comunidades ribeirinhas da zona rural do município de Coari interior do Amazonas. Desenvolvimento do trabalho: Os acadêmicos do Curso de graduação em Enfermagem do 8º período realizaram a prática de campo da disciplina Saúde das Populações Amazônicas na zona rural do município de Coari, mais precisamente, no Lago Mamiá. A disciplina Saúde das Populações Amazônicas pertence à grade curricular do Curso de Enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Os 29 alunos juntamente com 2 professores Enfermeiros realizaram o estágio no período de 05 a 08 de junho de 2017. As atividades foram desenvolvidas em 2 comunidades, a Comunidade Bom Jesus do Japiim e a Comunidade São Francisco do Jacaré. A equipe utilizou uma embarcação de médio porte para o translado e a hospedagem durante o período do estágio. Dentre as atividades que foram desenvolvidas nas comunidades ribeirinhas pelos alunos encontra-se a educação em saúde para o público infantil no decorrer do dia, abordando assuntos como a higienização das mãos e higiene bucal. Na oportunidade, foram distribuídas escovas de dente com aplicação de creme dental e a execução da prática realizando a escovação dos dentes de maneira adequada. Após a educação em saúde, foi desenvolvida uma gincana educativa com perguntas baseadas nos assuntos abordados na educação em saúde. Visto que o estágio é fruto de uma continuação das atividades desenvolvidas nas comunidades, pois, a referida turma já realizou um estágio da disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva II no mês de Janeiro de 2017 no mesmo local. Logo, os alunos realizaram uma abordagem de casa em casa, buscando atualizar os dados de cadastro domiciliar e territorial e as fichas de cadastro individual, conforme as fichas de Atenção Básica do e-SUS. Aproveitavam o espaço também para apresentar-se e informá-los do objetivo de estarmos naquela comunidade. Convidando-os para as atividades que seriam desenvolvidas na comunidade, bem como, os seus respectivos horário e local. Ainda nessa abordagem, era realizada educação em saúde de acordo com a situação deparada, assim como, a distribuição de preservativos e hipoclorito de sódio instruindo-os como utilizar. Além disso, os alunos efetivavam uma espécie de triagem com as mulheres do domicilio para a realização da coleta do exame Preventivo (Papanicolaou), direcionando-as para o local e horário da execução do exame. Resultados e/ou impactos: A experiência inovadora só veio a contribuir uma vez que as atividades desenvolvidas possibilitaram subsídios para a nossa formação enquanto acadêmicos. Acredita-se que os aspectos negativos se houveram foram insignificantes, por outro lado, os aspectos positivos foram inúmeros tanto para os alunos quanto para a população ribeirinha. Tendo em vista que trata-se de uma população carente tanto em sentido financeiros quanto em sentido de conhecimentos, o que torna suas vidas pacatas e rotineiras. Logo, quando acontece atividades executadas como essa torna-se algo inovador para esse público, o que é perceptível a olho nu o quanto eles se engrandecem e ficam satisfeitos com nossa presença. É valido lembrar, de novas parcerias que possam ser alcançadas para uma próxima viagem para localidades como estas, distante do município. Novos patrocínios podem ser conseguidos e novos recursos como a execução de testes rápidos de Hepatite B e C, Sífilis e HIV podem está sendo obtidos para maior beneficio dessas pessoas. Visto que, uma viagem dessa proporção demanda uma logística e um preparo financeiro trabalhoso. Avaliando as atividades realizadas durante o estágio não é possível identificar algo que não venha ocorrer em uma próxima prática de campo, até porque, cada uma dessas atividades mencionadas tem um valor significativo e um resultado muito produtivo com a interação do público. Enquanto ao trabalho coletivo desempenhado pela turma de uma maneira geral, é elogiável em todos os aspectos, quanto à organização antes e durante a viagem, a interação entre os colegas, os afazeres realizados onde cada um sabe de suas competências sem está havendo qualquer divergências. Considerações Finais: Dessa forma, o estágio acrescentou um novo olhar, visando à realidade vivenciada. A vivência nessa prática de campo permitiu reflexões para além dos temas abordados com o público-alvo, despertando atenção para uma das importantes funções da Enfermagem: a de educador. Teve uma vasta experiência, ressaltando a ser um trabalho inédito nessa localidade, e sermos os precursores do ISB a levar benefícios para as comunidades ribeirinhas durante a prática de campo de uma disciplina, nesse intuito, que novas turmas venham a desenvolver atividades como essas que são de grande valia para ambas as partes envolvidas. Pois, essas experiências dão sustentabilidade para a qualificação do profissional de enfermagem, visto que esse conhecimento possibilita o aprimoramento do serviço público. Logo, o impacto causado nessa população após a nossa ida é benéfico em todos os aspectos, pois foram abordados assuntos de relevância e que viessem a ter uma contribuição na melhoria da qualidade de vida desses ribeirinhos.