Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
QUALIFICAÇÃO DE AUDITORIAS E OUVIDORIAS DO SUS: uma abordagem dialógica e comunicativa
ROSA MARIA PINHEIRO SOUZA, Francisco Salazar, Maria Moro, Alfredo Schechtman, Adelina Feijão, Patricia Pol

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


A Rede Brasileira de Escola de Saúde Pública – REDESCOLA, conta com 49 instituições de ensino distribuídas em todos os estados brasileiros, e tem como missão articular e fortalecer as Escolas e os Centros Formadores em saúde pública, mediante estratégias para o desenvolvimento de políticas e ações no âmbito da educação na saúde, a produção do conhecimento e a qualificação da força de trabalho no SUS.

O Curso Nacional de Qualificação de Auditorias e Ouvidorias do SUS é resultado do trabalho articulado entre o Departamento Geral de Ouvidoria do SUS (DOGES) e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS) – da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e a REDESCOLA.

O objetivo central da formação era desenvolver um programa para a qualificação do Sistema Nacional de Auditoria, e do Sistema Nacional de Ouvidoria, que fortalecesse as Ouvidorias e Auditorias do SUS como instrumentos para a gestão e o controle social do SUS, destacando a importância articulação entre esses dois componentes, como previsto pela Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa (ParticipaSUS).

A estrutura e a organização do curso foram planejadas em oficinas coletivas que reuniram gestores, trabalhadores, pesquisadores e docentes visando a construção de uma proposta político pedagógica capaz de abranger a envergadura e o ineditismo dessa iniciativa, considerando os pontos de convergências e as especificidades entre as áreas. Buscou-se desencadear ações metodológicas que atendessem as necessidades de cada componente e ao mesmo tempo fossem sinérgicas a ambos e que operassem, sobretudo, no sentido de ampliar a vocalização das necessidades da população e interviessem nas práticas cotidianas dos seus serviços.

O material pedagógico coletivamente construído, contou com a participação de trabalhadores das Ouvidorias e Auditorias do SUS, oriundos tanto do Ministério da Saúde quanto das secretarias estaduais e municipais de saúde, além de pesquisadores e docentes da ENSP. O material se encontra disponível na internet para uso público.

A concepção pedagógica, inspirada nos pressupostos da educação permanente, associou a abordagem por competências no processo ensino-aprendizagem e as metodologias de aprendizagem reconhecendo a diversidade de sentidos e significados emergentes no encontro entre o mundo do trabalho e o da educação, abrindo espaço para metodologias e estratégias pedagógicas produtoras de diálogo e compartilhamento de diferentes saberes.

O Curso qualificou 1.000 alunos, em 27 instituições de ensino integrantes da REDESCOLA, envolveu 548 municípios e mobilizou 184 facilitadores de aprendizagem, além de uma diversidade de atores, que celebraram a potência da gestão participativa e do trabalho em rede para o desenvolvimento de políticas e ações no âmbito da educação na saúde.

Finalmente, a experiência e resultados alcançados pelo desenvolvimento, implementação e execução do Curso Nacional de Qualificação das Ouvidorias e Auditorias do SUS representam a potência do diálogo e da cogestão em rede para as estratégias formativas dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde.

 


Palavras-chave


formação em saúde; auditoria do SUS; ouvidoria do SUS