Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-05-29
Resumo
A saúde bucal, como campo de atuação da equipe de saúde da família, tem se configurado como um desafio no Sistema Único de Saúde por ultrapassar os limites da boca e exigir a integração de diferentes áreas de conhecimento. Pensar ações de forma ampliada e realizadas por outros trabalhadores de saúde, não apenas o dentista, exige oferta de tecnologias, conhecimentos e apoio que contribuam com esse novo agir.
Implantado em 2007, a nível nacional e, na Bahia, em julho de 2013, o Programa Telessaúde Brasil Redes representa uma estratégia que integra comunicação, tecnologia, encurta distâncias e contribui para ampliar a resolubilidade e promover melhorias na qualidade dos serviços e cuidados em saúde. O presente estudo tem por objetivo apresentar uma análise de perfil e satisfação das teleconsultorias em saúde bucal, enviadas no período de janeiro de 2015 a 29 de setembro de 2017 ao Núcleo de Telessaúde da Bahia.
Os dados foram retirados da Plataforma do Telessaúde do Ministério da Saúde e as informações referentes à quantidade de telesconsultorias, categoria profissional dos solicitantes, temas e grau de satisfação foram organizadas para a análise. Foram analisadas 404 teleconsultorias, sendo o maior número de solicitações realizadas pelos profissionais que compõem a equipe de saúde bucal (dentista, auxiliar de saúde bucal e técnico de saúde bucal, respectivamente) seguida pelo: enfermeiro, ACS, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem e gestores. As questões clínicas foram as que deram origem ao maior número de solicitações, seguida das dúvidas sobre o processo de trabalho. Apenas 51% do total de teleconsultorias enviadas foram avaliadas e dessas, 96% foram classificadas como satisfeitas ou muito satisfeitas e 81% dos solicitantes consideraram que as respostas atenderam totalmente à dúvida apresentada. Por fim, apenas 8,6% do total de teleconsultorias realizadas pelo Núcleo abordaram o tema da saúde bucal, o que torna necessário realizar estudos sobre o cenário para redirecionar as práticas e ampliar a participação, desta maneira o telessaúde como ferramenta de apoio às questões referentes à saúde bucal tem avançado e, nesse sentido, há necessidade de mais apropriação por parte destes profissionais no que tange às ofertas do Telessaúde. A Equipe de Saúde Bucal, apesar de ser em menor número que a Equipe de Saúde da Família, ainda carece fazer uso de forma mais frequente dos serviços ofertados pelo Telessaúde.
Os dados sistematizados, advindos das Teleconsultorias, são utilizados para o planejamento e estruturação das ofertas de educação permanente, por meio do Núcleo de Telessaúde, como: webpalestras, webaulas, mini-cursos, apoio matricial às equipes de campo e de apoio institucional. Essa ação, articulada com a área técnica de Saúde Bucal do estado e, com outros setores Institucionais, busca promover uma qualificação das ações de saúde bucal no estado, bem como uma aproximação com o cotidiano das ações na atenção básica da Bahia.