Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
O PROCESSSO EDUCATIVO PARA O ALEITAMENTO MATERNO E SUA REPRESENTAÇÃO SOCIAL.
Wanderson Luis Teixeira, Rosiane Luz Cavalcante, Elyade Nelly Pires Rocha Camacho, Ana Carolina Gusmão

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


INTRODUÇÃO: O desempenho da maternidade pela mulher moderna é algo considerado uma carga exaustiva, em especial o ato de amamentar, a amamentação se revelou como um fardo em consequência dos múltiplos papéis desempenhados por essa mulher multitarefas, fatores como a fadiga da mãe, a falta de auxílio externo e a perda de liberdade, bem como a sobrecarga que a amamentação representa,são geralmente utilizadas como subterfúgio para justificar o desmame precoce. OBJETIVO: Perceber através das literaturas disponíveis a relevância das representações sócias no contexto da amamentação e como a enfermagem se insere neste cotexto de maneira educativa para desmistificar as questões sobre o aleitamento materno exclusivo. METODO: Trata-se de um estudo do tipo bibliográfico, realizado no período de 2003 à 2016, tendo por base de dados as revistas: Scientific Eletronic Library (SCIELO), Literatura Latino Americana e Caribe da Saúde (LILACS) e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). RESULTADOS E DISCUSSÕES: Dentre os motivos alegados para o desmame precoce as questões populares como insuficiência nutricional do leite materno, a produção reduzida, interferências externas, trabalho, ambiguidade entre o querer/ poder amamentar e entre o fardo/desejo intercorrências de mama puerperal, falta de experiência, inadequação entre as suas necessidades e as do bebê levaram a maioria das mulheres desmamarem seus bebês antes dos seis meses. CONCLUSÃO: A questão da amamentação é um evento que é preciso ser compreendido dentro do contexto sociocultural em que a mulher está inserida,com isso  o comportamento da mulher que amamenta pode ser  modificado e influenciado pelo pensamento coletivo, deste modo a enfermagem ao lidar com a saúde da mulher e da criança deve trazer à comunidade medidas efetivas de educação em saúde para promoção dos aspectos   referentes  às questões da amamentação, visando possibilitar uma assistência mais pertinente e humanizada voltada para a realidade das mulheres.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Z S A , Pugliesi Y, Rosado, L E P, Estratégias de promoção e manutenção do aleitamento materno baseadas em evidência: revisão sistemática, FEMINA | Maio/Junho 2015 | vol 43 | nº 3.

ARAÚJO, LDS. Querer/poder amamentar: uma questão de representação? Londrina (PR): Universidade Estadual de Londrina; 1997,in RAMOS C V, Almeida, A.G; Alegações maternas para o desmame: estudo qualitativo, Jornal de Pediatria - Vol. 79, Nº5, 2003.


Palavras-chave


Aleitamento Materno, Educação em Saúde, Sociedade