Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-26
Resumo
APRESENTAÇÃO: Este trabalho traz como tema central a função do lúdico no contexto da hospitalização infantil. A criança, mesmo hospitalizada, deve ter preservado seu direito ao brincar. A brincadeira é considerada um veículo para o desenvolvimento social, emocional e intelectual. Atividades lúdicas podem contribuir na recuperação da saúde de uma criança hospitalizada, ajudando no reestabelecimento motor, sensitivo, social e emocional, sempre atentando para as limitações das condições de saúde da criança. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem na utilização do lúdico como instrumento colaborador no tratamento de crianças hospitalizadas. MÉTODO: A vivência ocorreu por meio da observação do comportamento de crianças hospitalizadas que participavam de atividades lúdicas como desenhos, jogos e pintura. RESULTADOS: Pode-se perceber que as crianças que participavam das atividades lúdicas enfrentavam a condição hospitalar de melhor forma se comparadas as que não participavam das atividades. Quando o ambiente hospitalar está em questão, pode-se afirmar que o lúdico exerce influência comportamental na criança e em sua capacidade de enfrentar a realidade hospitalar. Foi perceptível o aprimoramento da capacidade das crianças que possuem tal atendimento no que diz respeito a respostas positivas em diversos tratamentos de doenças, com isso, é imprescindível desenvolver essas atividades para proporcionar uma saúde mais humanizada. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Compreende-se que o lúdico no ambiente hospitalar proporciona a criança melhor aceitação ao tratamento e adaptação a esse ambiente, bem como uma maior socialização com as outras crianças e profissionais, facilitando a interação e compreensão da criança hospitalizada, diminuindo o seu tempo de permanência na instituição hospitalar.