Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O PRECEPTOR E A PRÁTICA EDUCATIVA EM SAÚDE
Sanay Vitorino de Souza

Última alteração: 2017-11-18

Resumo


Introdução: A Residência Multiprofissional em Saúde é uma modalidade de formação Lato Sensu, realizada pelo exercício da prática profissional com supervisão técnica, com o objetivo deconstruir competências compartilhadas para consolidação do processo de formação em saúde. A preceptoria é uma atividade de ensino que vem se destacando no cenário da formação de recursos humanos em saúde no Brasil, em diversos programas educacionais, sejam eles de graduação ou pós-graduação. O exercício da atividade de preceptoria junto ao Programa Residência Multiprofissional em Saúde - PRMS, exige no cotidiano deste trabalho, disponibilidade no acompanhamento ao residente, educação permanente, assim como, compromisso pedagógico com o processo de formação em saúde. Objetivo: Analisar o papel docente dos profissionais envolvidos com a atividade de preceptoria no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Amazonas. Método: Estudo qualitativo exploratório descritivo, que envolveu a realização de entrevistas semi-estruturadas. Optou-se pela técnica de análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: A análise do conteúdo resultou em 89 unidades de registros, e emergiram 7 categorias temáticas. Os participantes consideram a preceptoria como fator contributivo para o processo de formação em saúde, colaborando para a qualificação do cuidado. O relacionamento interpessoal e o trabalho em equipe são elementos que compõem o núcleo competências para o exercício da preceptoria. Reconheceram a preceptoria como uma atividade pedagógica, e que necessita de uma formação específica. Consideraram que a articulação teórico/prática é um princípio da preceptoria. Além disso, a Educação Permanente em Saúde aparece como eixo de extrema importância para formação dos preceptores e residentes. E, por último emergiu a categoria características do preceptor ideal. Essa categoria destaca não só a capacidade técnica, mas capacidades relativas ao saber conviver. Podemos citar como principais características: ser disponível e gostar de ensinar. Considerações finais: Evidenciou-se que a qualificação da docência no ensino superior configura-se um tema contemporâneo. A atuação do preceptor nos cenários práticos de ensino-aprendizagem é essencial para qualificação dos futuros profissionais. Seu protagonismo no âmbito dos processos de atenção e formação em saúde deve garantir uma prática educativa com autonomia e na perspectiva do trabalho interprofissional.


Palavras-chave


Preceptoria; Formação profissional em saúde; Residência.