Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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EDUCAÇÃO EM SAÚDE MENTAL: Um relato de experiência com base em metodologias participativas na Unidade Básica de Saúde do Guamá
Luisa de Nazaré Fernandes Tavares, ana carolina ribeiro almeida, caroline palma e silva da costa, vitória da silva matos pereira, icaro genniges rego, kevin Cristian Rodrigues, karina faine

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: Dada a importância das práticas de educação em saúde, tendo em vista os satisfatórios resultados obtidos dessas atividades, e a necessidade de trabalhar temas de saúde mental no contexto da atenção primaria em saúde, a fim de prover informações e construir novos saberes em detrimento da desmitificação e quebra de velhos paradigmas, desenvolveu-se uma atividade na UMS Guamá sob temática da prevenção de depressão em idosos. A partir disso, a abordagem do envelhecer saudável e livre da depressão pela ótica das metodologias participativas mostrou-se muito eficaz com a utilização do canto do conto e roda da vida, onde os participantes puderam realizar uma breve auto avaliação e compartilhar suas impressões em grupo. Desenvolvimento: relatar a importância da educação em saúde como ferramenta de promoção à saúde e prevenção de agravos junto à população idosa frequentadora do grupo Guamá fitness. Resultado e/ou impacto: Desenvolveu-se uma atividade participativa, a partir de metodologias ativas, canto do conto e roda da vida, a fim de prevenir a depressão em idosos. O público com 20 pessoas, na maioria mulheres em idade adulta, não integrantes do grupo Guamá fitness. Durante a atividade ocorreram dinâmicas que proporcionaram reflexão sobre o estilo de vida e os cuidados relativos a saúde psicológica individual. Além disso, pudemos difundir informações referentes a Rede de Atenção Psicossocial do SUS (RAPS), dessa forma os usuários da Unidade Básica puderam conhecer melhor os profissionais que podem lhes assistir segundo os direitos garantidos pelo SUS e os dispositivos que compõem a rede. Desde o início, o público se mostrou bem interessado, respondendo perguntas sobre o estilo de vida individual, a classificação do estado de saúde mental atual e complementando com saberes adquiridos. O que nos permite avaliar que, após a atividade, eles estariam aptos a pensar com criticidade sobre sua condição de saúde mental e a RAPS, podendo refletir acerca de sua inserção social para querer aprender e aplicar os cuidados profiláticos e tratamento das doenças psíquicas. Considerações Finais: As dinâmicas classificaram-se como atividade eficaz, conseguindo assim, atingir os resultados aos quais se propusera. Levantou-se uma discussão mais concreta com relação ao convívio saudável mentalmente, partindo de um levantamento teórico e prático em que se buscou refletir as concepções do dia-a-dia com relação a prevalência da assistência em saúde mental.

 

DESCRITORES: Educação em saúde, saúde mental, enfermagem.

 

 


Palavras-chave


educação em saúde, saúde mental, enfermagem