Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Oficinas Práticas na Saúde Coletiva – ampliar o olhar qualificado do futuro profissional
Vívian Alflen, Rackel Bien, ana Paula Valadares, maria helena sousa, cid andre gomes, adriano rodrigues oliveira, ana lúcia colabone

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Apresentação: O curso de Fisioterapia da implantou oficinas presenciais no período de estágio visando  o desenvolvimento de atividades que tem como objetivo: Valorizar o saber e o fazer dos futuros profissionais da saúde  interagindo partir da reflexão das práticas de saú­de, baseada no significado da aprendizagem e na perspectiva de transformação das práticas profissionais. Evidenciar práticas e experiências inovadoras na saúde na construção do aprendizado, proporcionando a gestão do conhecimento produzido.

Desenvolvimento do Trabalho:

Os temas abordados

1. Oficina de atendimento em grupo – primícias de atendimento

2. Oficina de elaboração de técnicas para prevenção e promoção de saúde

3. Oficina de ferramentas de avaliação de qualidade de vida

4. Oficina de reconhecimento de unidades públicas de saúde

5. Oficina sobre conhecimento e aplicação da Classificação Internacional de Funcionalidade

6. Oficina de Matriciamento

Sequência Didática da Metodologia aplicada

Atividade 01- Oficina de Atendimento em Grupo – Primícias de Atendimento

Organização/ Disposição da Sala – Em plenária

Apresentação individual

Dinâmica do Reforço Positivo/Elogio – entre os alunos

- Cada aluno receberá uma folha onde deverá pontuar um elogio ao amigo mesmo sem conhecê-lo, realizar a dinâmica com todos os colegas.

Intuito: salientar a importância do reforço positivo tanto com os colegas de trabalho, como com os pacientes e treinar a capacidade de não exercer pré-julgamentos.

Após a pesquisa e leitura de artigos, cada grupo irá apresentá-lo salientando os principais pontos, posteriormente serão discutidos os temas e realizada uma reflexão com as seguintes perguntas: 1 – Qual a importância da construção de um grupo de saúde? 2 – Quais os componentes necessários para a construção de um grupo? 3 – Pontue uma ordem de atividades para a construção de um grupo e aponte as devidas funções e a importância de cada uma delas.

Questão prática – os mesmos grupos se dividirão novamente e cada um ficará responsável por apresentar de maneira sucinta os seguintes temas: Aquecimento global; Fortalecimento, Relaxamento.

Discutir a importância do aquecimento, porque realizá-lo, para que serve, tempo ideal, porque realizar o relaxamento, comando de voz, a importância de explicar o exercício para o usuário, correções, posicionamento do usuário e do terapeuta, fortalecimento repetições x objetivos, intervalo entre as repetições, correção e etc. O porque realizar, como realizar, tempo... Pontuar o que estava correto e sugerir propostas ao que não estava adequado.

Posteriormente, salientamos a importância dos aspectos biopsicossociais, a importância do olhar ampliado, a procura de espaços na comunidade, mesmo que o equipamento de saúde tenha um espaço próprio, propostas de ações partilhadas e compartilhadas com outros profissionais.

Dinâmica de sensibilização: “De profissional de saúde a usuário do sistema”;

Emprestar do AIS-VM sob autorização da Coordenadora do Ambulatório Dra. Luciene Mendes, alguns dispositivos como: tala, bengala, muletas, cadeira de rodas, dentre outros para que os alunos usem e sintam como é ser um portador de necessidades especiais.

Intuito: Colocar-se no lugar do usuário do Sistema de Saúde.

Para finalizar: uma reflexão em relação as atividades propostas.

 

Atividade 02- Oficina de elaboração de técnicas para prevenção e promoção de saúde

Pontuar na lousa os conceitos de Prevenção de Doenças e/ou Agravos e Promoção de Saúde.

Eleger 03 temas para que os alunos desenvolvam a atividade. Por exemplo:  Grupo 01: Doenças Crônicas;  Grupo 02: Quedas,  Grupo 03: Sedentarismo.

Cada grupo ficará com um tema. Nos três temas, solicitar para que eles discorram sobre o tema pontuando:

- O que é? (Conceito/Definição); Tratamento; Promoção de Saúde, Intervenção Fisioterapêutica.

Elaborar material didático sobre o tema abordado anteriormente, como folder, cartazes entre outros.

 

Dinâmica da “Caixa Surpresa”: O animador  pede que todos fiquem em pé, formando um círculo. Enquanto segura a caixa de papelão explica que dentro da caixa existe uma tarefa para cumprir.Deve explicar que a tarefa tem de ser cumprida sem reclamações e sem ajuda de ninguém. Ao som da música a caixa vai sendo passada e quando a música pára o animador questiona a pessoa que tem a caixa na mão se de facto quer abrir a caixa ou continuar a dinâmica. Dependendo da resposta continua-se ou passa-se ao momento de abrir a caixa e para surpresa de todos encontra-se um chocolate!O principal objetivo desta dinâmica é mostrar como somos inseguros diante de situações que representam perigo ou vergonha e que devemos aprender que podemos superar todos os desafios que são colocados à nossa frente. Desafios podem representar boas surpresas e não necessariamente más notícias.

Atividade 03- Oficina de Ferramentas de avaliação de qualidade de vida

Pesquisa – qual o significado de qualidade de vida para você e /ou algum conhecido?

Artigos de proposta para avaliação em qualidade de vida

Listar com o grupo os Instrumentos e pontos positivos e negativos, comparando-os

 

Dinâmica: “Foco no Usuário do Sistema de Saúde X Pressão Profissional e Pressão Pessoal”.

Dinâmica: construção de uma teia com o barbante: cada aluno fala um sonho e um medo, enquanto joga o barbante, dois dos colegas farão o papel dos “opressores”, estourando bexigas e falando com tom de voz alterado ao redor, enquanto falam de seus medos e sonhos, os alunos deverão passar uma bola com os pés ao colega ao lado, “a bola representará os usuários do sistema de saúde”, ou seja, o grande foco profissional.

Atividade 04- Oficina de Reconhecimento das Unidades de Saúde

Dinâmica da Dança Sênior – Boas Vindas

A importância do Acolhimento em uma unidade de saúde

Pontos fortes e fracos em uma unidade de saúde e comparar os desafios entre as unidades atendidas

Elaborar material que divulgue como é a Unidade de saúde do grupo e sua estrutura organizacional e atividades desenvolvidas

Apresentação das unidades

 

Atividade 05- Oficina de Conhecimento e Aplicação da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF)

Simular como representação teatral uma patologia de base (exemplo osteoartrose) associada à gravidade, localização, comprometimento, fator emocional, facilitador e barreira.

Apresentar sobre a CIF – histórico, objetivos, aplicação, componentes, diferenças da CID-10 (doença X função) e papel do fisioterapeuta.

Elaborar caso cínico e classificar.

Atividade 06- Oficina de Matriciamento

Falar sobre os serviços de saúde e o desempenho da equipe

Vocabulários específicos dentro da saúde pública – comunicação

Dinâmica para finalizar: “A importância do trabalho em equipe”

- Dinâmica: abrir o pirulito sem usar uma mão e a boca. Intuito: mostrar a importância do trabalho em equipe, do pensamento coletivo, da importância de saber pedir ajuda quando necessário e do olhar ao próximo.

Resultados:

As oficinas foram muito produtivas, os alunos são colaborativos e estão dispostos a aprender com essa nova proposta de atividades.  Produção de conhecimento científico através de trocas das experiências e desafios vivenciados nas Unidades de Saúde. Elaboração de materiais de divulgação nas atividades em grupo com a finalidade de prevenção e promoção de saúde. Índice de absenteísmo reduzido, devido ao elevado grau de comprometimento com o aprendizado do aluno

Considerações Finais

Projetos já implementados que tenham como base evidências sobre a formação e qualificação dos futuros profissionais de saúde e que apresentam contribuições para a melhoria da saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).


Palavras-chave


educação; saúde; pública