Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
AURICULOTERAPIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA SUA UTILIZAÇÃO FEITA PELOS PROFISSIONAIS RESIDENTES NOS TERRITÓRIOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE
Fablicia Martins de Souza, Sanayla Maria Albuquerque Queiroz

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: do que trata o trabalho e o objetivo

A Auriculoterapia constitui da pressão de determinados pontos correspondentes da região da orelha. Essa pressão pode ser realizada através de agulhas de acupuntura ou a  aplicação de sementes em pontos específicos da orelha que ficam presas por adesivos, oferecem excelentes resultados, são práticas e baratas. A aplicação da Auriculoterapia na Atenção Primária à Saúde vem como tratamento complementar e uma ferramenta terapêutica ao medicamentoso, ela vem como auxilio para amenizar inúmeras queixas e dores referentes ao processo saúde-doença. A Auriculoterapia tem seus benefícios comprovados e recomendados no auxílio a tratamentos médicos convencionais. Isto significa que sim, a auriculoterapia funciona e serve para ajudar as pessoas a solucionar diversos tipos de problemas de saúde, mesmo que a pessoa esteja em tratamento médico.

Desenvolvimento do trabalho: descrição da experiência ou método do estudo

Utilizarmos a técnica nos Centros de Saúde da Família com a aplicação da auriculoterapia. Para isto, é realizada uma escuta inicial do usuário com a aplicação de uma anamnese para diagnosticar quais as possíveis queixas principais, e logo em seguida, é realizada a preparação e higienização do pavilhão auricular para enfim  aplicar. No caso das sementes, elas ficam na orelha do paciente por três dias, durante os quais ele mesmo as usa para exercer pressão nos pontos da orelha, e as retira no quarto dia. O número de sessões necessárias na auriculoterapia varia muito dependendo de paciente, pois cada um tem um organismo próprio.

Resultados e/ou impactos: os efeitos percebidos decorrentes da experiência ou resultados encontrados na pesquisa

A auriculoterapia consegue dar conta de tratar problemas musculoesqueléticos, como articulações dos joelhos, ombro, tornozelo; distúrbios hormonais, sintomas associados à menopausa. Além de distúrbios da tireoide e problemas menstruais, doenças que afetam os órgãos, tais como úlceras gástricas, asma e alergias, e problemas digestivos. Os problemas emocionais e ansiedade também são tratados, de forma bem eficaz, por este método.

Os usuários percebem e chegam até o profissional pra falar o quanto está vendo a eficácia do método e relata que sente o efeito na mesma semana quanto ao alivio de tensões e dores osteomusculares. E com o passar das aplicações é possível ver uma melhora no quadro de queixas das dores. Quando eles procuram a auriculoterapia, já estão se queixando que tomam o medicamento mais que já não está fazendo tanto efeito no seu organismo. Aí reforçamos que a auriculoterapia é uma técnica complementar e não pode ser a única para ajudar no tratamento.

Considerações finais

É importante para o profissional da atenção básica saber como funciona a auriculoterapia e suas indicações, pois esta é uma técnica que cada vez mais se torna presente em tratamentos realizados por terapeutas para realizar um atendimento personalizado a seus usuários sabendo de todos seus benefícios.