Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Plataforma de Ensino à Distância como estratégia de ensino complementar na valorização do SUS durante a graduação de medicina
Luana Dias Batista, Bahiyyeh Ahmadpour Furtado, Ícaro Zurra Vasconcelos, Lucas Katsutoshi Sugano, Pablo Phillipe Cândido dos Santos, Suany Serudo Meirelis, Thiago Mendonça Buetto, Maria Amanda Duarte Pinheiro

Última alteração: 2018-07-02

Resumo


Introdução: O Ensino à Distância (EAD) é um sistema no qual a tecnologia é utilizada na mediação das interações entre alunos e professores, permitindo a veiculação de conteúdos por intermédio de diferentes mídias, a criação de atividades avaliativas e a discussão de temas referentes à disciplina de forma online. Além disso, ele também gera ambiente flexível que valoriza as particularidades do aprendizado de cada participante da disciplina sem que haja perda na qualidade, tendo em vista que as atividades podem ser feitas no horário que for mais conveniente aos alunos. O objetivo deste relato é apresentar a experiência do uso da Plataforma de Ensino à Distância na disciplina de Saúde Coletiva II do curso de medicina da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Descrição da experiência: Com o objetivo de complementar o ensino na disciplina de Saúde Coletiva II, foi criado um ambiente virtual para discussões em fóruns através da “UFAM Virtual”, projeto que utiliza a plataforma Moodle para hospedar cursos online desenvolvidos na UFAM. O ambiente online foi subdividido a partir de temas das aulas presenciais, que focavam nas redes de atenção à saúde. A cada semana, em forma de rodízio, uma parte dos alunos da disciplina visitava uma unidade de saúde, enquanto outra parte elaborava um caso a respeito de um personagem fictício que enfrentava problemas de saúde e necessitava do apoio da unidade abordada, o qual deveria ser postado com antecedência na plataforma. O restante dos alunos, que não participaram da visita, tinham como tarefa, discutir o caso apresentado no fórum virtual disponível no curso, a qual seria avaliada conforme critérios estabelecidos previamente e apresentados no plano de ensino da disciplina e em sala no primeiro dia de aula. Também foram ofertadas, através do curso online, referências bibliográficas relacionadas à temática do curso, as quais poderiam ser consultadas tanto como material de estudo para as atividades online, como para as realizadas presencialmente. Resultados: Como resultado da utilização do curso online, os acadêmicos adquiriram uma visão mais abrangente acerca do funcionamento do Sistema Único de Saúde e da sua importância na vida das pessoas. Os exercícios disponíveis na plataforma permitiram aos alunos desenvolver a autonomia necessária para pesquisar sobre o assunto, bem como a visão crítica para perceber falhas presentes no sistema de saúde brasileiro, além de propor melhorias para saná-las. Ele também permitiu aos estudantes obter um melhor desempenho das atividades avaliativas realizadas nas aulas presenciais da disciplina, demonstrando que as duas modalidades de ensino podem se complementar para a obtenção de resultados acadêmicos melhores. Considerações finais: O EAD é uma ferramenta cujo uso deve ser mais bem explorado no ensino da Medicina. Ele tem o poder de desenvolver habilidades de participação, autonomia e visão crítica entre os alunos, além de facilitar o aprendizado dos estudantes. Ademais, o uso da plataforma é considerado simples e dinâmico, não exige grandes conhecimentos tecnológicos e insere o aluno em modalidades de aprendizagem que foge ao tradicional, permitindo a ele pensar “fora da caixa”.

 


Palavras-chave


Ensino; Sistema Único de Saúde; Saúde Pública