Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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ATUAÇÃO DOS DISCENTES DE ENFERMAGEM NA MELHORIA DA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR
Lie Tonaki, Marcela Catunda de Souza Michiles, Maria Raika Guimarães Lobo, Thays Cristine Torres Martins, Viviane Santana de Andrade

Última alteração: 2017-11-18

Resumo


Apresentação: A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na sua formação de profissionais de enfermagem, estabelece parcerias com os serviços de saúde pública do Estado do Amazonas, na qual pacientes são assistidos e cuidados pelos acadêmicos, possibilitando a articulação da teoria com a prática. A atuação do acadêmico nesses serviços consolida o aprendizado das competências previstas na atividade profissional, uma vez que as vivências hospitalares proporcionam o desenvolvimento da destreza manual, promovem o contato com o cliente no âmbito hospitalar, favorecendo a interação socioprofissional e o reconhecimento das peculiaridades de cada cliente, assim como também, estimulam ações embasadas com olhar holístico a respectiva família e comunidade que envolvem o cliente. Durante as práticas nos hospitais, os acadêmicos são orientados a realizar suas ações baseadas de acordo com a teoria, por esse motivo, ainda não se identifica vícios adquiridos ao longo do tempo na profissão, sendo este um fator importante que é identificado na assistência prestada pelos discentes, pois há uma particularidade caracterizada pela observação mais detalhada e execução dos procedimentos de forma mais cuidadosa, respeitando técnicas assépticas, proporcionando com isso, uma assistência qualificada. Objetiva-se relatar experiências exitosas da assistência prestada pelos discentes de enfermagem durante as aulas práticas hospitalares.

Desenvolvimento do trabalho: Durante a vivência hospitalar, ao longo da graduação, foram executadas atividades propostas de variadas disciplinas, como administração e organização dos medicamentos, na disciplina de Fundamentos de Assistência ao Paciente (FAP), execução da Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE) em Semiologia, realização de curativos, banho no leito e supervisão da clínica em Semiotécnica, onde nestes, foi possível constatar feitos exitosos a todos os envolvidos. Trata-se de um relato de experiência, de caráter qualitativo, acerca da atuação dos discentes na melhoria da assistência hospitalar, sendo baseado em experiências das aulas práticas hospitalares correspondente do 3º ao 5º período da graduação, nos Serviços de Pronto Atendimento e em Hospitais públicos de Manaus - AM.

Resultados e/ou impactos: O primeiro contato com o paciente se deu através da administração de medicamentos. Esse procedimento intervém diretamente na vida de uma pessoa, pois possibilita aos acadêmicos compreender a real responsabilidade da conduta, e entender a importância da total atenção em realizar uma tarefa corriqueira, porém essencial na assistência, dispondo de técnicas assépticas corretas e o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Nesse ambiente, também era mostrado a disposição da sala de medicação. Atividades realizadas pelos discentes, como a organização dos artigos utilizados durante a assistência em seus respectivos lugares, servem para reduzir possíveis eventos adversos como administração de medicação errada. Essas atitudes evidenciam a relevância do acadêmico dentro do âmbito hospitalar. Já na execução da SAE e o Processo de Enfermagem (PE), o acadêmico não só verifica o segmento alterado, como também aspectos céfalo-caudal e biopsicossocial, na qual percebem que o estresse, medo e angústia, se tornam relevantes a ponto de interferir no prognóstico do paciente. Desta forma, proporcionou-os o exercício da visão holística, em que é possível afirmar, que ao aplicar este instrumento da sistematização, tornou-se a prática de enfermagem mais humanizada, na qual o cliente é encorajado a disponibilizar dados sobre sua vida, preocupações, dúvidas e aflições, transpassando o cuidado assistencial biomédico, e desempenhando ações terapêuticas para construção do plano assistencial holístico e individual. Além disso, foi possível desenvolver e aprimorar a dialética com os pacientes, adaptando os termos técnicos a linguagem popular para uma melhor compreensão do autocuidado, exercendo com êxito a educação em saúde, em que o último, se mostra ainda, deficiente nos atendimentos em saúde. Evidenciou-se durante as atividades práticas, que os procedimentos semiotécnicos, como realização de curativos em feridas com cicatrização de 1ª, 2ª e 3ª intenção, obtiveram dos pacientes, relatos satisfatórios no qual pôde-se identificar, a singularidade da assistência prestada pelo acadêmico uma vez que por ainda estar aprendendo, realiza-o de modo mais cuidadoso e atencioso, e isso é demonstrado com pequenas atitudes, como: utilização do soro morno durante o procedimento, esclarecimento das coberturas utilizadas e o porquê dessa escolha, dando-lhes orientações necessárias para o autocuidado e não tirando sua autonomia, uma vez que eram questionados a satisfação do procedimento, que somando fazem a diferença na assistência. As ações que apresentaram melhora clínica e evolução terapêutica dos pacientes, foram a realização do banho no leito e a massagem de conforto, que além de retirar sujidades e protegê-los, observou-se conforto, melhora na autoestima, sensação de alívio e bem-estar físico e mental, sendo estimulado o sistema imunológico e circulatório, melhorando o prognóstico dos mesmos. Posteriormente a conclusão dos procedimentos e formulação das evoluções de enfermagem dos pacientes designados, através das anamneses, as informações pertinentes eram repassadas para a enfermeira da unidade, que a mesma já providenciava as intervenções como: contatar serviço de nutrição, de psicologia, do assistente social, solicitava a realização do balanço hídrico e da avaliação médica, com isso, demonstrando um retorno sob as ações dos acadêmicos frente a SAE aplicada. No que diz respeito as experiências na gestão da unidade, exercendo o papel da supervisão da clínica, as atividades prestadas foram o levantamento de materiais e fármacos das enfermarias, verificando validades, estoque, integridade e disponibilidade, o funcionamento dos utensílios hospitalares, e a inspeção do carro de parada, registrando-o em relatório e apresentando o mesmo a enfermeira responsável, que após o cumprimento da atividade, foi possível identificar sondas nasais vencidas, fármacos fora da validade no carro de parada em que se encontravam lacrados na gaveta e com o aviso de vistoriar diariamente pela enfermeira da clínica, falta de materiais e utensílios danificados, no qual, posteriormente, foram tomados as devidas providências.

Considerações Finais: Em virtude dos fatos mencionados, evidenciou-se o quão relevante e benéfico foi a atuação dos acadêmicos nas práticas hospitalares para todos os envolvidos: acadêmico, paciente e hospital, promovendo principalmente a segurança do paciente e evitando eventos adversos. Essa parceria entre universidade e serviços de saúde do estado, proporcionou aos acadêmicos, o aperfeiçoamento da destreza manual, pro atividade, prática da observação minuciosa, dialética, tomada de decisões e principalmente compreender a relevância do papel da enfermagem para com o paciente, instigando a autonomia e o crescimento profissional. Já ao paciente, foi obtido tirar várias vezes, relatos verbais de satisfação do cuidado pelos discentes, pela atenção especial ofertado, pela oportunidade de conversar e ouvir e da educação em saúde para com o paciente e família. Foi possível também verificar, a redução dos possíveis eventos adversos iminentes, que percorre desde erros na medicação por desorganização e descuido na atenção, à administração de drogas vasoativas vencidas do carro de parada do setor. Além do mais, as práticas hospitalares vivenciadas pelos acadêmicos, nos traz autonomia, confiança e certeza de que a atuação, da maneira como ela foi abordada durante a teoria, só traz benefícios a aqueles que necessitam de atendimento.

 


Palavras-chave


Estudantes de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Qualidade da Assistência à Saúde;