Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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As dificuldades no processo ensino-aprendizagem na disciplina de Bioquímica no curso de Enfermagem: Um relato de experiência.
Carla Daniella Soares Santiago, Roseane Pereira de Sousa Beltrão

Última alteração: 2018-02-06

Resumo


Apresentação:

Os primeiros períodos nos cursos da área da saúde, entre eles o curso de graduação em Enfermagem, possuem uma matriz curricular que abrange as disciplinas bases das ciências biológicas. Essas matérias são de suma importância, pois é por meio desse conhecimento que o enfermeiro em formação irá adquirir embasamento teórico para entender o resultado das técnicas aprendidas. Por meio da aprendizagem de disciplinas como Anatomia, Citologia, Fisiologia, Embriologia e Bioquímica que o acadêmico poderá compreender os processos fisiológicos que ocorrem no corpo humano, permitindo que o mesmo identifique e trate dos desiquilíbrios que por vezes geram patologias, e identifique a dinâmica do tratamento.

No entanto, é comum que haja uma dificuldade na assimilação desses conteúdos base pela parte do acadêmico, sobretudo na disciplina de Bioquímica, considerada a que possui os conteúdos mais complexos. Por vezes, essa dificuldade poderá afetar a formação do profissional da enfermagem e de outros cursos da área da saúde, haja vista que Bioquímica é de grande importância para disciplinas como Farmacologia, a qual, por sua vez, é essencial para a formação do acadêmico.

Desta forma, o presente estudo tem como objetivo relatar os principais motivos da dificuldade no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Bioquímica, no curso de enfermagem e relacionar tais motivos.

 

Métodos

Trata-se de um estudo descritivo, em formato de relato de experiência, elaborado no contexto da disciplina de Bioquímica, ministrada durante do 2º (segundo) período do curso de Enfermagem, na Universidade Federal do Amazonas. A disciplina tem como objetivo abordar o estudo das principais biomoléculas, sua importância para a vida humana e, principalmente, as suas funções metabólicas, além dos processos químicos nos quais estão envolvidos. A carga horária da disciplina consiste em 90 horas, divididas em 60 horas de aulas teóricas e 30 de práticas. As aulas teóricas eram do tipo tradicional, nas quais os conteúdos eram apresentados e explicados; nas aulas práticas o assunto era fixado por meio de demonstrações e procedimentos em laboratório.

Durante o desenvolvimento da disciplina, ministração das aulas, aplicação das avaliações e por meio da observação da relação dos demais acadêmicos em relação a matéria, foi possível perceber quais eram as principais dificuldades em relação a captação dos conteúdos, e como essas estavam relacionadas e agravavam a condição de assimilação dos conteúdos por parte dos alunos.

Resultados e discussões

No decorrer das aulas ministradas, diversos motivos pelos quais a disciplina de Bioquímica é considerada uma matéria complexa foram identificados. O primeiro deles está relacionado ao fraco e superficial conhecimento de matérias inerentes ao ensino médio, como Biologia e Química, as quais servem como ponto de partida para a aprendizagem de novos conteúdos. Muitos desses assuntos não são aprofundados antes do ingresso no ensino superior e, ao fazê-lo, o indivíduo depara-se com um ambiente novo, do qual possui pouca ou nenhuma informação. Tais fatos deixam o acadêmico em desvantagem em relação a matéria, haja vista que no ambiente universitário não é possível realizar um nivelamento, devido ao tempo limitado que é suficiente apenas para os assuntos da matéria. Dessa forma, as aulas vão se aprofundar no conhecimento que se espera que o acadêmico possua, como conceitos básicos, princípios químicos, entre outros. Com a ausência desses conteúdos, torna-se difícil para o aprendizado de novos conceitos, e, dessa forma, apenas se acumulam mais dúvidas acerca da matéria.

Em segundo lugar, a dificuldade e complexidade dos conteúdos de Bioquímica prejudicam o processo de aprendizagem do aluno. É comum, ao adentrar no curso de Enfermagem, ouvir a respeito da disciplina, como essa sendo uma das mais difíceis de aprender e obter a aprovação. De fato, a Bioquímica possui de grande complexidade por não possuírem um caráter meramente decorativo, mas trata-se de uma disciplina que aborda temas que servem para a compreensão dos processos fisiológicos humanos. Dessa forma, não basta somente decorar as reações e enzimas presentes, por exemplo, no ciclo de Krebs, mas faz-se necessário compreender o porquê de cada reação, o significado de cada uma, além da importância de cada enzima presente e o resultado do seu excesso ou ausência. Com o entendimento do que ocorre na unidade microscópica da célula, o enfermeiro e demais profissionais da área da saúde serão capazes de identificar as alterações em seus pacientes, e a partir disso deduzir suas causas, tendo como base seus conhecimentos em bioquímica.

Além disso, o processo de ensino-aprendizagem, para ser eficaz, deve possuir um caráter pedagógico. O aluno, diante de termos de cunho técnico encontrados em livros e durante as aulas teóricas, não capta por completo o que está sendo transmitido, por conta do pouco conhecimento que possui. O ato de ensinar deve estar pautado em uma estratégia pedagógica eficaz, apropriada ao público-alvo, para o melhor aproveitamento, tanto para o que transmite como para o que recebe a informação.

Considerações Finais

A Bioquímica não se trata de uma matéria que será estudada pelo acadêmico durante o curso e após o término a deixa de lado. Pelo contrário, diz respeito a uma disciplina que o acompanhará durante toda sua vida profissional, como a base para que possa compreender os processos patológicos e a maneira que esses serão tratados. Dessa forma é indispensável que tal disciplina seja assimilada de forma satisfatória, apreendida pelo estudante, não somente no período em que é cursada, mas que permaneça como base para o aprendizado de outros conteúdos.

Com este relato é possível observar que a dificuldade no processo de aprendizado da disciplina nos remete ao período pré-universitário, pelo ensino superficial oferecido em muitas instituições de ensino médio. Nesse caso, o acadêmico deve buscar esses conteúdos que lhe faltam e serão essenciais durante sua formação.

Acima de tudo, deve-se desmistificar a Bioquímica como uma disciplina “impossível” de se aprender. Fato é que existem as dificuldades e que se trata de uma matéria complexo e de conteúdo extenso, mas na busca por reparar tais dificuldades, descobrir-se-á uma matéria de grande importância e com muitos conteúdos interessantes que enriquecerão o conhecimento do acadêmico em sua formação profissional.

 


Palavras-chave


Bioquímica; Enfermagem; ensino-aprendizagem; dificuldade