Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Projeto Redes Virtual: Governança digital e articulação em Redes Intersetoriais.
juliana maria moura nascimento silva, Fernanda Maria Duarte Severo, Cassia de Andrade Araujo

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


A gestão de informação e do conhecimento cumpre, principalmente, as funções de registro histórico (memória e identidade), transparência e acesso a informação, e de qualificação das ações, visando o monitoramento e planejamento sistemático. A existência de conteúdos produzidos e circulantes entre os sujeitos, instituições e organizações colabora ainda para a tomada de decisões ou simplesmente para uma prática cidadã, mediada ou não por tecnologias. A informação é qualquer forma física de representação de conhecimento ou de um pensamento, usada para comunicação, sendo a representação do conhecimento estéril até que seja relacionada às pessoas que a produzam ou que sejam afetadas por ela.

Esta proposta de investigação pretende registrar o desenvolvimento da Plataforma Digital Redes Virtual, discutindo conceitos de governança digital e gestão do conhecimento das práticas de articulação intersetorial nos territórios do Projeto Redes[1], utilizando recursos da ferramenta digital e os documentos basilares do Projeto Redes, gerando insumos para o monitoramento da política intersetorial de atendimento a usuários de drogas, em consonância com premissas contemporâneas de Gestão de Informação e Conhecimento.

É um “Ambiente Virtual de Aprendizagem” com um conceito de governança colaborativa e intersetorial, trabalhando com mediações tecnológicas que potencializam a consolidação dos saberes e intercâmbios de conhecimentos das práticas de cuidado das Redes de Atenção Psicossocial e das Redes Intersetoriais de Álcool e outras Drogas.  Este espaço virtual configura-se como uma ferramenta privilegiada de sistematização dos conteúdos produzidos pelos atores do Projeto Redes, sensibilizando e mobilizando atores estratégicos durante a sua execução, em todo o território nacional.

A Plataforma Digital Redes Virtual é extensão criativa e solidária, colaborando com a sistematização e disseminação das ações realizadas, acolhendo as especificidades dos território. É uma ferramenta estratégica para disseminar a tecnologia de articulação intersetorial, e outras tecnologias sociais leves no campo da educação em saúde.  Tem a função de comunicação pública visando a transparência institucional associando princípios de emancipação, e novas práticas de coordenação das atividades, parcerias e fóruns deliberativos.

É o repositório das atividades e produções, oportunizando a construção coletiva de uma memória digital do projeto, a exemplo da biblioteca virtual com registros em diferentes formatos de mídias com depoimentos em vídeo que agregavam memórias de um “trabalho vivo”.

Pensando a gestão da informação e conhecimento no campo da saúde, para garantir acesso e exercício da cidadania, é fundamental considerar a capacidade de acesso a informação de todos os agentes envolvidos no processo. A mediação é um processo dinâmico, no qual o uso dos métodos, ferramentas e signos pode ser modelado pelos indivíduos, resultando na alteração de fluxos e estruturas das funções mentais, em que os atores co-produzem saberes e práticas pautadas nos determinantes sociais da saúde-doença-cuidado, no horizonte da promoção da saúde e da qualidade de vida.


[1] Projeto REDES – Articulação Intersetorial de Políticas sobre Drogas, desenvolvido desde 2014 pela Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública


Palavras-chave


intersetorialidade, governança digital, gestão do conhecimento