Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Campanha “Bonfim de semana” – Tratando de saúde na comunidade
Claudia dos Passos Farias, Lucas Eduardo Venancio de Matos, Thiago Augusto da Silva, Luiza Cadena, Raquel Lins das Chagas Lima, Lucila Yosetake, Tycianne Marillac do Nascimento de Matos, Cristiane Rodrigues

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


APRESENTAÇÃO

A campanha realizada buscou abranger problemas de saúde evidenciados no bairro Bonfim, em Almirante Tamandaré-PR, Brasil. As demandas, foram elencadas em conjunto com a secretaria da saúde local. Objetivou-se: conscientização da população atendida sobre pediculose, demonstrar a importância da higienização das mãos na prevenção de inúmeras doenças, promover educação sexual compreensiva e levar informações acerca da HAS e suas complicações.

METODOLOGIA

A campanha multitemática, realizada no CEMEI do bairro Bonfim, no dia 01/07/2017, foi englobada por um grande dia de ação social, organizado por alunos e professores de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UFPR em parceria com alunos de medicina, ONGs de atuação local e prefeitura municipal. Iniciou-se a ação, de forma lúdica, realizando perguntas sobre pediculose, promovendo educação. Em seguida, os grupos foram divididos por faixa etária. Tratou-se de higiene das mãos com as crianças, em uma dinâmica denominada “lava uma mão, lava outra”. As crianças recebiam tintas nas mãos, previamente nomeadas com nomes de patógenos, e depois, vendadas, lavavam as mãos. Após retirar as vendas, percebiam o quanto de sujeira permaneceu nas mãos. Nesse momento tratava-se da forma correta e a importância da lavagem de mãos. Com os jovens, formaram-se rodas de conversa sobre métodos contraceptivos, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e abuso sexual. E com os adultos e idosos, além da aferição da pressão, houve esclarecimento sobre HAS e hábitos de vida saudáveis.

RESULTADOS

Participaram das ações cerca de 60 pessoas, com faixa etária entre 5 e 70 anos. Após os esclarecimentos fornecidos pelos alunos voluntários, espera-se que haja uma redução da incidência de pediculose e doenças/sintomas desencadeados por falta de higiene no local. À longo prazo espera-se que ocorra redução de ISTs e gestações indesejadas, por maior conhecimento da população sobre os métodos contraceptivos e ISTs. Espera-se que o número de doenças cardiovasculares associadas à HAS seja reduzido, por estímulo à prevenção e ao tratamento correto dessa condição.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com a experiência obtida pelos voluntários, concluiu-se que houve boa receptibilidade, ocasionando conscientização, que possivelmente ocasionará a disseminação por parte da comunidade dos conhecimentos adquiridos.

 


Palavras-chave


Educação sexual; Higiene das mãos; Hipertensão