Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Extensão multiprofissional em atenção primária à saúde como parte do currículo paralelo: contribuindo para formação interdisciplinar em saúde
Ricardo Souza Heinzelmann, Ligia Castegnaro Trevisan

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Apresentação: Ao longo do ano de 2017 foi desenvolvido em uma instituição de ensino superior do interior do Rio Grande do Sul, um projeto de extensão universitária interdisciplinar voltado para qualificação das práticas de atenção primária em saúde do município. O projeto contou com a participação de professores e estudantes dos cursos de enfermagem, medicina, psicologia e nutrição.

Objetivo: Contribuir com o desenvolvimento de ações para qualificação dos serviços de saúde no âmbito da Atenção Primária à Saúde do município, buscando a melhor organização dos serviços e aprimoramento do processo de trabalho das equipes de saúde, ao tempo em que se buscou aprimorar a formação interprofissional em saúde voltada para as necessidades do SUS dos estudantes participantes.

Desenvolvimento das atividades: Foram realizadas atividades teórico-práticas para preparação dos alunos e alinhamento teórico-conceitual nas ações junto aos serviços, sendo desenvolvidas rodas de discussão com leitura prévia de textos e exibição de filmes com a temática do cuidado em saúde, em especial na Atenção Primária à Saúde, estratégia saúde da família, organização das unidades, acesso e processo de trabalho das equipes.. Foi dado foco para as atividades em duas Unidades Básicas de Saúde com ações de reconhecimento do território, onde os estudantes foram acompanhados pelos Agentes Comunitários de Saúde. A partir de reuniões conjuntas com os profissionais das equipes, se priorizou as ações e foram definidos eixos de atuação dos estudantes. Neste sentido, em um dos eixos, iniciou-se um trabalho de apoio ao cadastramento de famílias e divulgação das ações desenvolvidas em uma das UBS junto à comunidade no seu entorno. No segundo eixo se buscou participar da articulação da UBS com as discussões sobre o Guia GAM (Guia de Gestão Autônoma da Medicação). Em um terceiro eixo foi programada a participação de estudantes nas atividades buscando a qualificação das ações da equipe no âmbito da saúde materno-infantil.

Resultados: Apesar do pouco tempo destinado às atividades de extensão por parte dos estudantes, pode-se observar como o envolvimento destes no projeto possibilitou uma ampla reflexão sobre a atenção primária à saúde repercutindo no seu processo de aprendizagem e na formação profissional. Em função do tempo de duração do projeto, não foi possível seguir com algumas ações pensadas.

Considerações: O formato do projeto com atividades teórico-práticas demonstrou muito êxito para complementação da formação dos estudantes em uma lógica interprofissional. Percebe-se ainda o desafio colocado para os currículos da área da saúde que não permitem esta maior integração entre cursos.


Palavras-chave


Formação interprofissional em saúde; extensão universitária; atenção primária à saúde