Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Cartografar o acesso às ações e serviços de saúde nos territórios solidários: Populações do Campo, da Floresta e das Águas.
Jacinta de Fátima Senna da Silva

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


O trabalho concentrou-se em conhecer as percepções das condições do acesso das populações do campo, da floresta e das águas às ações e serviços no Sistema Único de Saúde nos territórios cartografados. Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa, realizado entre 2015 e 2016, que buscou o entendimento de fenômenos complexos específicos, de natureza social e cultural, mediante descrições, interpretações e comparações. A metodologia adaptada para o objetivo da pesquisa utilizou técnicas de percurso cartográfico de campo. O processo cartográfico foi operacionalizado em cinco fases e contou com a participação de grupos de cerca de 14 pessoas, resultando na construção de  imagens  cartográficas dos territórios e do acesso aos serviços de saúde, plano de ação e proposta de arranjo de atenção à saúde que foram devolvidos à respectivas comunidades. Os resultados e achados indicaram a capacidade, alteridade e pertencimento desses povos na identificação de suas necessidades de vida e saúde nos territórios e a busca de soluções para as situações - problema. Quanto ao acesso, confirmou-se que a atenção básica, ainda, é uma porta estreita no cuidar em saúde.

I. Objetivo: cartografar as percepções e opiniões de gestores, conselheiros de saúde, profissionais da atenção básica e representantes de movimentos sociais referentes ao acesso das populações de campo, da floresta e das águas às ações e serviços de saúde.

II. Método: Na elaboração do trabalho foram desenvolvidas as seguintes atividades: levantamento e revisão da literatura, levantamento de literatura nacional e internacional sobre acesso, pesquisa documental, incluindo legislação e dados de sistemas oficiais; e técnicas metodológicas do percurso cartográfico em cinco fases nos territórios e contou com a participação de grupos de cerca de 14 pessoas.

III. Resultados: Os achados apontaram que a centralidade das percepções, discussões e proposituras concentram-se na busca de estratégias e soluções para o desenvolvimento sustentável de seus territórios, assim como o fortalecimento de formas associativas e a melhoria das condições de acesso à saúde integral e contínua. Pois, a atenção básica, ainda, configura-se como uma porta estreita no cuidar em saúde dessas populações.

Considerações:

Os resultados cartográficos poderão contribuir para o aporte de arranjos territoriais que conecte e interconecte os pontos de atenção à saúde em uma rede viva e solidária na perspectiva da realidade loco-regional, buscando propiciar o real cuidar em saúde promotora, integral e contínua a esses povos.

É imprescindível uma forte ação política dos movimentos sociais a fim de fortalecer os conselhos de saúde para que sejam atuantes e vigilantes na implementação das políticas equitativas de saúde, o que exige estratégias de formação política constantes visando a alcance da participação popular ativa e o exercício da democracia participativa em defesa do direito humano à saúde e do Sistema Único de Saúde.

 


Palavras-chave


Acesso; informação em saúde; cartografia.