Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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As repercussões do Estágio em Saúde Pública do Núcleo Brasil-Cuba na Formação do Estudante de Medicina
Luís Felipe Jacinto Rêgo, Sônia Maria Lemos, Eduardo Jorge Sant´Ana Honorato

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Apresentação: O Núcleo Brasil-Cuba (NBC) é um estágio em Saúde Pública oferecido através de um acordo bilateral da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM) com a Federacíon Estudantil Universitária (FEU), que tem como objetivo promover uma imersão de estudantes de medicina brasileiros no sistema de saúde cubano, bem como a de estudantes de medicina cubanos no sistema de saúde brasileiro. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um estudante que participou desse estágio, elucidando como ele impactou e repercutiu no entendimento da sua formação e futura profissão. Desenvolvimento do trabalho: O NBC promove uma vivência contínua durante 21 dias, em que o estudante passa por estágios majoritariamente observacionais, perpassando os três níveis de atenção à saúde. Nesse processo, o aluno também compreende como se dá a formação médica dos cubanos e, principalmente, como os contextos político e social estão intimamente relacionados em sua configuração, tanto da formação dos profissionais de saúde, quanto do funcionamento do sistema de saúde e de como ele interage com a população. Os estágios são totalmente organizados pelos estudantes que compõem a FEU da Universidade de Ciências Médicas de Havana, e desde o primeiro momento já se destaca a maneira como o protagonismo estudantil é extremamente valorizado na educação cubana, visto que o movimento estudantil dispõe de ampla confiança e abertura dos setores institucionais para gerir os estágios da melhor maneira possível. Outro aspecto marcante da vivência como um todo, é de como o NBC é uma construção coletiva desde o primeiro momento, uma vez que a ilha, com todas as suas limitações, estimula que os estudantes se entrosem e se organizem, mas sobretudo troquem experiências e percepções expostas ao final de cada dia de vivência, em reuniões e confraternizações, nas quais se percebia como a pluralidade de ideologias, de interpretações e de bagagens culturais constituíam diferentes percepções que se somavam. Para além disso, o estágio promoveu contatos com a sociedade cubana através de diversas atividades e visitas, nas quais pôde-se notar a importância das organizações sociais no controle da saúde, e também a maneira como essa sociedade entende a conceituação de saúde. Os mecanismos de controle social mais significativos foram os Comitês de Defesa da Revolução (CDRs) e a Federação das Mulheres Cubanas (FDC), essas entidades tem uma importância histórica extrema para Cuba, estando intimamente relacionadas com a construção do sistema de saúde e ao seu modelo atual. No que se refere aos estágios propriamente ditos, os que eram voltados a atenção primária foram três, e se tratavam de estágios em Medicina de Família e Comunidade em consultórios e policlínicas de três ambientes diferentes, um bairro rural, um periférico e um que se localizava em um bairro considerado mais estruturado, na qual também foram relacionadas visitas domiciliares junto com o médico de família e comunidade. Visitou-se um dos Centro de Salud Mental da Havana, na qual se verificaram muitas similaridades ao modelo de Centro de Atenção Psicossocial que se dispõe no SUS, o Hogar Materno, um local de assistência e acolhimento para gestantes, e a casa de Abuelos, uma casa, onde idosos podem fazer diversas atividades ao longo do dia. Na atenção secundária, visitou-se os hospitais gerais Calixto Garcia e Salvador Allende. E na terciária, visitou-se dois institutos especializados, o Instituto de Cardiologia y Cirurgía Cardiovascular e o Instituto Nacional de Oncologia y Radiologia. A vivência no NBC contou também com a visita das principais faculdades de medicina pertencentes a Universidade de Ciências Médicas de Havana, foram ministradas palestras para elucidar o funcionamento do sistema de saúde e de como ele está inserido num contexto organizacional na qual o controle social é muito atuante, bem como os reflexos do sistema socialista nesse contexto, pautando sobretudo críticas aos prejuízos dramáticos causadas pelo embargo econômico. Foi evidenciada a eficácia e a importância das faculdades de medicina estarem atreladas não ao Ministério da Educação, mas ao Ministério da Saúde, o que resulta em uma formação que é, de maneira nítida, socialmente referenciada e gerida de maneira a suprir as necessidades de saúde da população cubana, fomentando um curso de medicina mais democratizado, acessível e bem distribuído por todo país. O panorama de estágios e observações também passa pela própria imersão uma cultura cubana, e na formação cultural que deriva tanto das percepções adquiridas do cotidiano e da convivência diária com o povo cubano, quanto das visitas aos museus e dos debates promovidos pelos coordenadores da FEU e da DENEM. Outras atividades também envolveram visitas a Escola Latinoamericana de Medicina, um projeto que evidencia muito do internacionalismo que o país emprega na sua formação médica. Resultados/Impactos: Os impactos da vivência no NBC foram muitos. A experiência do contato com uma realidade tão diferente, mas que ao mesmo tempo apresenta similaridades tão marcantes em termos de sistema de saúde e identidade latino-americana, acrescenta muito a formação médica no sentido de levantar o questionamento de toda a macroestrutura na qual a formação superior em medicina está configurada, bem como do funcionamento do Sistema Único de Saúde, e mesmo do projeto de sociedade que se deseja. O grande impacto do NBC está na constatação de que a consolidação de um sistema de saúde gratuito, de qualidade e com ampla cobertura é possível, mesmo em situações de mais profunda adversidade. Um sistema de saúde pautado no fortalecimento absoluto da atenção primária como se vê em Cuba, é a prova de que um projeto de prevenção é muito mais efetivo, e atua como elemento de congregação da sociedade. Não somente, a atenção primária cubana tem na multidisciplinaridade algo muito evidente, uma vez que as Policlínicas oferecem serviços diversos, na qual as práticas de medicina alternativa são muito recorridas e respeitadas. Em contrapartida, verificou-se alguns problemas relacionados a dificuldade de abastecimento de materiais, sobretudo nas atenções secundária e terciária, falta de alguns profissionais de saúde como enfermeiros, devido a desvalorização salarial, e, sobretudo, dificuldade na obtenção de novas tecnologias médicas devido ao embargo, o que obriga Cuba a negociar tecnologias muito mais caras e a enfrentar uma dificuldade no abastecimento de remédios, dependendo muito da produção local de medicamentos. No entanto, tais fatores tornam-se pouco evidentes diante da efetividade com que a atenção primária consegue manejar o sistema, sobretudo quando se verificam a magnitude do alcance e controle dos programas de vigilância em saúde e de assistência materna e infantil. Considerações finais: Por fim, a experiência de vivenciar a realidade de saúde de uma ilha socialista, que mesmo com todas as suas contradições, com uma parca economia baseada na exportação de açúcar e tabaco e que, mesmo diante de um embargo econômico de longa data, continua a prover sua população com uma saúde pública de qualidade e gratuita é, por si só, algo que gera profundas mudanças na percepção com que se encaram as dificuldades de saúde brasileira e a maneira que se quer conduzi-la. O NBC foi uma experiência fundamental na mudança da maneira como se compreende a saúde e, certamente, continuará a fomentar reflexões acerca do que se espera da saúde pública, do projeto de sociedade que se almeja e dos rumos que se deseja conduzir a profissão médica.

 


Palavras-chave


Saúde Pública; Formação Médica; Núcleo Brasil-Cuba