Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Promevendo Uma Atividade Educativa Em Ilpi Da Cidade De Marituba – Pa: Um Relato De Experiência Na Ótica De Acadêmicos De Enfermagem Da Universidade Federal Do Párá
Sabrina Vieira Ricardo da Silva, Daiane Fernandes, Pâmela Castro, Ana Carolina Machado, Bruna Marques

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: Trata-se de um relato de experiência na perspectiva de acadêmicos de enfermagem sobre uma ação educativa desenvolvida com idosos institucionalizados, com intuito de promover estímulos cognitivos e motor. A relevância de estímulo a estas capacidades funcionais está diretamente relacionada com a fase do envelhecer em vista das inúmeras modificações biológicas, psicológicas e sociais que ocorrem nesse período, o esquecimento involuntário é o mais frequente no processo de envelhecimento. A maioria dos idosos queixa-se da falta de desempenho da memória quando percebem as dificuldades que têm ao recordar nomes, palavras, assuntos, locais onde deixaram objetos, a capacidade de concentração numa atividade; as alterações motoras também são relevantes e explícitas, interferindo na mobilidade dos membros, marcha e postura e diminuição das percepções sensoriais, que acometem a população idosa de forma gradual e de maneira diferenciada em cada indivíduo de acordo com seu estilo de vida, desta maneira pode-se traduzir o processo de senescência ou de senilidade. Tradicionalmente os idosos sofrem a segregação social e frequentemente vivem excluídos dos ambientes de relações interpessoais, a realização de educação em saúde direcionada a este público é de fundamental importância para estabelecer contato social entre eles e os acadêmicos, e entre os próprios moradores de instituições de longa permanência, visto que muitos desses idosos encontram-se distantes dos outros, reclusos em seus quartos, geralmente isto ocorre devido à falta do ambiente familiar ao qual era acostumado. O trabalho foi desenvolvido durante as aulas práticas da Atividade Curricular de Saúde Integral ao Adulto e Idoso (AISAI) vinculado ao terceiro semestre da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará, em visita a uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) na cidade de Marituba - Pará. Desenvolvimento do trabalho: No primeiro momento, foi realizado o reconhecimento do local pelos acadêmicos e a apresentação aos residentes da instituição para estabelecimento de um primeiro contato com os idosos para a criação de um vínculo. A partir desta aproximação inicial, pôde-se observar a quantidade de indivíduos institucionalizados, suas condições de saúde, sua capacidade de desenvolver suas atividades de vida diária (AVD’s), e as peculiaridades de cada um. Além disso, esta relação de proximidade fez-se importante aos acadêmicos para direcionar a atividade de forma adequada de acordo com as limitações encontradas. Num segundo momento, os acadêmicos iniciaram as atividades educativas, com duração de duas horas, que consistiram na realização de duas dinâmicas, denominadas de D1 e D2, voltadas aos estímulos sensoriais, cognitivos e motores. Na D1 os materiais usados foram um balão, figuras em EVA com formatos de animais e um aparelho de som, no qual reproduziu músicas animadas durante a dinâmica. Com duração de 45 minutos, os idosos estavam em roda, enquanto uma música começou a tocar e um balão foi passado entre os participantes, possibilitando o movimento dos membros superiores, até o término da música. A pessoa que estivesse com o balão em mãos quando a música parasse de tocar teria que sortear uma figura em EVA, e identificar o que a figura representava propiciando o exercício da memória. A D2, teve duração de duas horas,  nela utilizou-se de materiais como folhas de papel em branco, tinta guache, fio para varal e prendedores de roupa. Os idosos foram reunidos para o desenvolvimento de uma pintura em papel e foram orientados a usar tinta guache, suas próprias mãos, afim de praticar a coordenação motora, e que desenhassem de acordo com lembranças boas e cores marcantes, para provocar o sistema cognitivo. Em seguida os desenhos foram pendurados em varais para exposição de suas atividades. Resultados: As atividades possibilitaram aos acadêmicos reflexão, troca de experiências e aquisição de conhecimentos. Para os idosos da instituição, as dinâmicas de estimulação foram experiências diferenciadas, pois estas ainda não fazem parte de suas rotinas. Diante da execução das dinâmicas foi possível constatar que atividades simples e de baixo custo podem ser responsáveis por grandes estímulos que refletem diretamente na cognição, e coordenação motora da pessoa idosa, grandes áreas afetadas no processo de senescência. Deste modo, as dinâmicas são consideradas elemento essencial para se promover o desenvolvimento de um envelhecimento saudável. Além disso, elas possibilitaram a interação entre os idosos, o esforço para participarem das atividades mesmo com algumas limitações motoras, o estímulo da memória com a lembrança de imagens e cores da infância e a felicidade em usufruírem daquele momento de descontração. As dinâmicas permitiram influenciar a vida diária desses indivíduos institucionalizados, que não participam ativamente de atividades como estas, possibilitando o processo de interação social, além de proporcionar um dos requisitos para a saúde e algo que os idosos da instituição têm extrema necessidade: o bem-estar. Considerações Finais: A realização de atividades lúdicas com a pessoa idosa é objeto de grande relevância para a longevidade da população em senescência. Predomina-se a importância dos fatores comportamentais pertinentes como da memória e de um estilo de vida saudável para o bom funcionamento da mesma. É necessário ter em mente que quando algumas dessas alterações citadas acima se apresentam, podem interferir no bem estar psicológico da pessoa idosa, sentindo-se sem valor, sem utilidade, gerando uma baixa autoestima. Por este motivo, é fundamental a prática de atividades que promovam o estímulo motor e cognitivo, evitando o comprometimento dessas áreas e até mesmo a recuperação de certas funções perdidas devido à falta de prática e reabilitação de déficits cognitivos, mas também a estimulação da memória mesmo que esta não apresente comprometimento. No entanto, o número de profissionais de saúde que realizam atividades educativas direcionadas para ILPI é relativamente pequeno para uma prática tão importante e necessária. Tal convivência é primordial para os acadêmicos de enfermagem, pois contribui para formação do profissional, pois aproxima futuros enfermeiros com pessoas, percebendo o impacto da educação em saúde no cotidiano da pessoa idosa ao promover o convívio e a interação em grupo para uma melhor qualidade de vida dos mesmos, e adquirindo o desenvolvimento da prática de afinidade grupal, além de estender conhecimento prático acerca do público idoso, que está se tornando cada vez mais o maior contingente populacional do Brasil.


Palavras-chave


idoso fragilizado, idoso institucionalizado, atividade educativa