Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-26
Resumo
Apresentação
Atualmente, o vírus do HIV possui abrangência mundial, com cerca de 33 milhões de pessoas infectadas. Levando em conta essa notável estatística, o comitê se propõe a colocar em prática o Candlelight Memorial, com o objetivo de promover uma maior conscientização e orientação da população sobre os aspectos relacionados ao HIV, como prevenção, contágio e como buscar tratamento. Nessa campanha, o estudante é beneficiado no que tange ao maior contato com a população, promovendo sensibilização e solidariedade para com os indivíduos infectados. O intuito foi esclarecer o significado do Candlelight memorial, as formas de prevenção a AIDS e ao HIV, por meio de panfletos e distribuição de preservativos.
Desenvolvimento do trabalho:
Em Manaus, a IFMSA Brasil-comitê UEA conseguiu pôr a ação em prática na praça São Sebastião, ao lado do Teatro Amazonas. A ação se deu no dia 16 de dezembro e por meio do tradicional acendimento de velas e também da distribuição de panfletos e fitinhas vermelhas, chamou a atenção da grande quantidade de pessoas que ali estavam principalmente em decorrência da programação local de Natal. De fácil aplicação, o comitê esteve integralmente empenhado em sua realização, conseguindo unir-se ainda mais. Também a capacitação, realizada no dia anterior, conseguiu expandir a mente de todos que dela participaram. Foi montado no local um grande laço vermelho delimitado por velas com o objetivo de chamar atenção e facilitar a comunicação entre os participantes e o público abordado. Distribuíram-se panfletos e broches de laços vermelhos, simbolizando a luta mundial contra a AIDS, para transeuntes no Largo de São Sebastião. Com isso, atingimos pessoas de todas as classes sociais ao tirarmos dúvidas e mostrarmos a estes mais informações sobre HIV e AIDS, e também onde realizar testes rápidos em cada região de Manaus através dos panfletos.
Resultados e/ou impactos
A campanha obteve resultados positivos na medida em que muitas pessoas que passavam pela praça pararam curiosas ao verem o grande laço vermelho, símbolo de solidarização na luta contra a Aids. Assim, pudemos orientá-las sobre as formas de prevenção da Aids, e ainda esclarecer suas dúvidas. Distribuímos fitas com objetivo de fazê-las aderir à campanha. Atingimos um público de 80 pessoas, que foi o valor aproximado da quantidade de panfletos e de laços vermelhos distribuídos. O perfil etário atingido foi principalmente o público jovem e adulto, de diversas classes sociais.
Considerações finais:
Com a capacitação, pudemos aprender mais sobre HIV e Aids, e durante a realização da campanha, colocamos em prática os conhecimentos adquiridos e ganhamos experiência ao conversarmos com diferentes pessoas sobre o assunto. Recebemos resultados muito positivos ao percebermos o interesse das pessoas pela ação. Percebemos também a necessidade de se debater mais sobre HIV/AIDS tanto dentro da universidade quanto fora.