Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Relato de experiência: campanha "Candlelight memorial"
Vanessa Vieira Pinheiro Corrêa, Gabriel Pinheiro Souza dos Santos, Gabriel Pinheiro Souza dos Santos, Maria Beatriz Pedrett Costa, Maria Beatriz Pedrett Costa, Rafaela Barros Bessa, Rafaela Barros Bessa, Amanda Silva Medeiros, Amanda Silva Medeiros, Rebecca Lima Sabbá Guimarães Vieira, Rebecca Lima Sabbá Guimarães Vieira, Elias Pedroso de Almeida, Elias Pedroso de Almeida, Beatriz Yumi Osaki Chikui, Beatriz Yumi Osaki Chikui

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação

Atualmente, o vírus do HIV possui abrangência mundial, com cerca de 33 milhões de pessoas infectadas. Levando em conta essa notável estatística, o comitê se propõe a colocar em prática o Candlelight Memorial, com o objetivo de promover uma maior conscientização e orientação da população sobre os aspectos relacionados ao HIV, como prevenção, contágio e como buscar tratamento. Nessa campanha, o estudante é beneficiado no que tange ao maior contato com a população, promovendo sensibilização e solidariedade para com os indivíduos infectados. O intuito foi esclarecer o significado do Candlelight memorial, as formas de prevenção a AIDS e ao HIV, por meio de panfletos e distribuição de preservativos.

Desenvolvimento do trabalho:

Em Manaus, a IFMSA Brasil-comitê UEA conseguiu pôr a ação em prática na praça São Sebastião, ao lado do Teatro Amazonas. A ação se deu no dia 16 de dezembro e por meio do tradicional acendimento de velas e também da distribuição de panfletos e fitinhas vermelhas, chamou a atenção da grande quantidade de pessoas que ali estavam principalmente em decorrência da programação local de Natal. De fácil aplicação, o comitê esteve integralmente empenhado em sua realização, conseguindo unir-se ainda mais. Também a capacitação, realizada no dia anterior, conseguiu expandir a mente de todos que dela participaram.  Foi montado no local um grande laço vermelho delimitado por velas com o objetivo de chamar atenção e facilitar a comunicação entre os participantes e o público abordado. Distribuíram-se panfletos e broches de laços vermelhos, simbolizando a luta mundial contra a AIDS, para transeuntes no Largo de São Sebastião. Com isso, atingimos pessoas de todas as classes sociais ao tirarmos dúvidas e mostrarmos a estes mais informações sobre HIV e AIDS, e também onde realizar testes rápidos em cada região de Manaus através dos panfletos.

Resultados e/ou impactos

A campanha obteve resultados positivos na medida em que muitas pessoas que passavam pela praça pararam curiosas ao verem o grande laço vermelho, símbolo de solidarização na luta contra a Aids. Assim, pudemos orientá-las sobre as formas de prevenção da Aids, e ainda esclarecer suas dúvidas. Distribuímos fitas com objetivo de fazê-las aderir à campanha. Atingimos um público de 80 pessoas, que foi o valor aproximado da quantidade de panfletos e de laços vermelhos distribuídos. O perfil etário atingido foi principalmente o público jovem e adulto, de diversas classes sociais.

Considerações finais:

Com a capacitação, pudemos aprender mais sobre HIV e Aids, e durante a realização da campanha, colocamos em prática os conhecimentos adquiridos e ganhamos experiência ao conversarmos com diferentes pessoas sobre o assunto. Recebemos resultados muito positivos ao percebermos o interesse das pessoas pela ação. Percebemos também a necessidade de se debater mais sobre HIV/AIDS tanto dentro da universidade quanto fora.



Palavras-chave


HIV; Educação sexual; conscientização