Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO INTERIOR DE MINAS GERAIS SOBRE A VIVÊNCIA NO PET-SAÚDE/GRADUASUS NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO
Pedro Henrique Oliveira Lima, Israel Soares Deagostini, André Inácio Nunes Ramos, Riane Souto Medeiros, Eulilian Dias de Freitas, Alexandra Paiva Araújo Vieira, Lélia Cápua Nunes

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação

O Ministério da Educação, baseado na lei 8.080 de 1990, homologou, em 2014, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Graduação em Medicina, que promove novas formas de pensar e direcionamentos para o ensino dos alunos de medicina de todo o país. As DCNs pressupõem a inserção dos estudantes no serviço de saúde, que se configuram como espaços de aprendizagem em todo processo formativo, baseado no conceito ampliado de saúde e reconhecendo que todo e qualquer espaço do serviço é dotado de capacidade de ensino. Além disso, torna-se relevante promover a inserção do graduando em medicina em todos os níveis de atenção à saúde, permitindo a problematização da vivência e propiciando a interação ativa do acadêmico com o sistema de saúde, profissionais e comunidade, fazendo com ele tenha um aprendizado a partir do cotidiano de vida e trabalho real, assumindo responsabilidades, e sendo um agente empoderado e autônomo.

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) fortalece as relações entre ensino, serviço e comunidade, potencializando a inserção dos estudantes de medicina no cenário de prática. O PET-Saúde tem por objetivo a inserção dos estudantes no cenário de prática, o estímulo a processos de educação permanente e a promoção de estratégias para consolidação de processos de mudança curricular na perspectiva da formação ampliada, vivência no SUS, pensamento crítico e reflexivo, saúde centrada na pessoa, metodologias ativas e aprendizagem significativa. Dessa forma, contribui para um processo formativo que incentive e prepare o estudante de medicina para atuação pautada nas necessidades de saúde do território no Sistema Único de Saúde.

A parceria entre a Universidade Federal de Juiz de Fora-campus avançado Governador Valadares (UFJF-GV) e a Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares (SMS-GV) possibilitou a implantação do PET-Saúde/GraduaSUS no município de Governador Valadares. No programa, os estudantes são inseridos nos cenários de prática e, de forma horizontal, são realizadas atividades de educação permanente, integração entre os atores (tutores, preceptores e estudantes) e estratégias de mudança curricular.

Esse trabalho foi desenvolvido com o objetivo de narrar a vivência na atenção básica no primeiro ano do PET-Saúde/GraduaSUS na perspectiva do estudante de medicina, com cerne na formação acadêmica.

Desenvolvimento

O relato foi desenvolvido a partir da atuação de uma equipe tutorial do curso de Medicina da UFJF-GV, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Vila Parque Ibituruna cuja área de abrangência é o bairro Vila Parque Ibituruna da cidade de Governador Valadares-Minas Gerais.

A atuação dos estudantes consistiu na vivência, a partir da inserção no cenário de prática da ESF no ano 1 e realização de Planejamento Estratégico Situacional (PES) e projeto de intervenção; participação nos Ciclos Integradores, a partir da problematização de temáticas somando com a presença de tutores e preceptores; construção de portfólio e relatos na Comunidade de Práticas; compartilhamento da experiência em espaços de debate; e participação em eventos de reflexão sobre os eixos de atuação do PET-Saúde GraduaSUS.

Resultados

A partir da vivência experienciada no cenário de prática da atenção básica foi possível apropriar-se do PES e enxergá-lo como potente instrumento de planejamento e gestão. A rotina do serviço trouxe de forma mais significativa a reflexão sobre os desafios e potencialidades da integração ensino-serviço-comunidade e do processo de trabalho na atenção básica.

Os ciclos integradores possibilitaram vivenciar estratégias de educação permanente, com a discussão de questões advindas do cotidiano do trabalho em saúde considerando as visões do trabalhador de saúde, docente e estudante. Eles também permitiram reduzir a distância entre esses três atores, com a promoção de relações mais horizontais.

Foram desenvolvidas as habilidades de trabalho em equipe e de reconhecer a importância dessa atuação. Esses fatores de integração permitem alargar uma visão holística do usuário do sistema de saúde, acarretando melhorias no atendimento e o desenvolvimento de ações eficazes de prevenção e promoção da saúde.

O PET-Saúde/GraduaSUS também proporcionou a integração entre a pesquisa, extensão e o ensino. O contato com essas três áreas, pilares da Universidade, estimula o aprendizado crítico e fortalece a formação acadêmica e profissional. Por meio dessa abordagem o programa incentivou os estudantes a serem os construtores de seu conhecimento, visando a uma formação de estudantes proativos capazes de identificar e resolver problemas de saúde, não só de cunho individual, mas comunitário.

A vivência do cotidiano na Atenção Primária se mostrou de suma importância para a vida acadêmica, pois a partir da atuação prática foi possível aliar o conhecimento teórico prévio, consolidando-o e possibilitando o desenvolvimento de novas habilidades que não são possíveis de desenvolver apenas dentro da sala de aula. Ademais, os estudantes foram estimulados a ampliar o pensamento crítico-reflexivo a partir das situações que foram abordadas, devendo intervir de maneira a produzir resultados satisfatórios e enfrentando as dificuldades e limitações dessas atuações.

Após as ações foi possível perceber, mais uma vez, que a saúde vai muito além do que apenas tratar a doença de um paciente. Por trás disso há diversos determinantes sociais que influenciam na saúde populacional, e que só é possível percebê-los, como agentes de saúde, quando inseridos no SUS. Com isso, é possível enxergar a medicina com novos olhares, nos tornando agente de mudança, priorizando a atenção básica devido a sua grande importância, tanto pela proximidade com a população quanto pela sua alta resolubilidade.

O programa em conjunto com as recentes mudanças curriculares nos faz compreender o currículo médico de uma nova maneira, a partir de uma medicina generalista que consegue unir todas as áreas do conhecimento e atuar em conjunto com outros profissionais, com foco no Sistema Único de Saúde. Cada vez mais as práticas hospitalocêntricas de alto grau de complexibilidade dão espaço a atuações de promoção de hábitos saudáveis e à prevenção de agravos.

Os principais desafios enfrentados pelos alunos foram relacionados com a dificuldade de habituação da equipe da ESF com os novos integrantes da unidade, que por muitas vezes são vistos como avaliadores das ações, podendo assim gerar algum prejuízo a eles. No entanto, com o desenvolvimento das habilidades de comunicação essa visão, por parte dos trabalhadores, foi alterada, facilitando o desenvolvimento dos projetos.

Considerações finais

A partir desse relato de vivência é possível concluir que as ações integrativas e de inserção no ambiente de prática, propiciados pelo PET-Saúde/GraduaSUS são de grande valia para a formação médica, pois geram crescimento do acadêmico como futuro profissional e beneficia principalmente a saúde da população. O programa propiciou a integração dos diversos saberes e se demonstrou um importante instrumento de educação em saúde, impactando positivamente no SUS. Por isso, é necessário que programas semelhantes ao PET-Saúde/GraduaSUS sejam ampliados para mais estudantes e as mudanças ocorram de forma permanente favorecendo o desenvolvimento de melhorias para a população, acadêmicos e para o Sistema Único de Saúde.

 


Palavras-chave


sistema único de saúde; instituições acadêmcias; ensino